“Não existe outra forma de o país prosperar que não seja pela educação”, frisa Paulo Valgueiro, após corte no orçamento

0

Educação Pública no Brasil, um assunto para ser debatido em todas as esferas federativas. O líder da Bancada Oposicionista, Paulo Valgueiro, usou a tribuna livre da Casa Plínio Amorim, para engrossar o discurso contra os cortes aos orçamentos das universidades públicas do país.

A decisão do Governo Federal de cortar em 30% o orçamento das instituições públicas de ensino superior deverá inviabilizar o projeto de expansão das universidades federais brasileiras previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), ou seja, é uma pá de cal no projeto de expansão das universidades gratuitas no país.

Valgueiro, frisou em seu discurso, o Governo Federal vem de forma atabalhoada, fazendo cortes na área de educação, quando na verdade, deveria, aumentar os investimentos. “Tanta pexotada do Governo que agora resolve fazer cortes nas receitas das universidades e dos institutos federais de educação algo em torno de 30% do orçamento. O governo temeroso que já tinha congelado os gastos com a educação e agora faz esse corte de 30%, e ainda corta também da educação básica, também está cortando da educação de jovens e adultos, está cortando gastos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recursos estes que vão para a merenda, para o transporte escolar, e isso causa muita preocupação”, disse o líder lamentando e compadecido com as dificuldades que sofrem os educadores e alunos com o orçamento insuficiente para a manutenção dos projetos educacionais das instituições de ensino públicas.

O líder da Bancada questiona qual a verdadeira intenção do Governo ao prometer mudança na forma de governar, tolhendo justamente investimentos na Educação. “Não existe outra forma de o país prosperar que não seja pela educação”, frisou Valgueiro, em nome de toda a bancada de Oposição.

No próximo dia 15, educadores do país vão parar. Um protesto contra os cortes e a desvalorização da Educação. Uma greve geral dos trabalhadores do Brasil para chamar atenção que a Educação deve ser prioridade no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polícia realiza reconstituição da morte do pastor Anderson do Carmo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou entre a noite de ontem e a madrugada de hoje (2…