Município de Juazeiro subiu da quarta para a segunda posição no ranking nacional na produção de manga

De acordo com a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM), o estado da Bahia tornou-se o segundo produtor de frutas do Brasil, superando o estado de Minas Gerais. Dentre a Bahia, os principais polos produtores continuam sendo o Norte do Estado. Por sua vez, a cidade de Juazeiro duplicou a produção de manga e subiu da quarta para a segunda posição no ranking nacional, já o município de Bom Jesus da Lapa manteve a liderança nacional na produção de banana.

Além da agricultura irrigada um dos grandes destaques do município, é a agricultura orgânica, que está oportunizando a certificação legal dos produtos, bem como a comercialização dos mesmos na Feira Semanal de Orgânicos do Vale (uma realização da ADEAP em parceria com os produtores da região). “Essa novidade veio para fortalecer o setor e possibilitar a comercialização de produtos saudáveis e de qualidade”, informou o superintendente da ADEA, Jefferson Gonçalves.

O polo de irrigação mais desenvolvido do Vale do São Francisco está situado em torno da cidade de Juazeiro (BA), um dos maiores centros produtores de frutas tropicais do país, tendo destaque para os cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana, dentre outros. Este desempenho é responsável pela crescente exportação de frutas. Ao todo o perímetro irrigado do Vale tem mais de 30 mil hectares irrigados, sendo mais de 156 km de canais e cerca de 2.600 produtores, gerando mais de 100 mil empregos diretos.

Vale ressaltar, que em Juazeiro se encontra uma das maiores CEASAS (Central de Abastecimento) do Brasil, sendo o maior do Norte/Nordeste e o quinto no ranking nacional, responsável pela circulação da produção agrícola que abastece várias regiões do país.

Fechado para comentários

Veja também

UPE abre inscrições para o processo seletivo 2025 em Petrolina (PE) e mais três cidades

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) da Universidade de Pernambuco (UPE) a…