Mulheres da Maternidade Municipal de Juazeiro recebem orientações sobre a prevenção ao câncer de mama

mama

Em alusão ao Movimento Outubro Rosa (que simboliza a prevenção nacional do câncer de mama), a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Humanização e Educação Permanente, promoveu nesta quarta-feira (14), palestra educativa e informativa sobre o câncer de mama e do colo do útero às recém paridas da Maternidade Municipal. A atividade contou com a parceria da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univasf.

A aposentada Edite Maria Dias da Silva, 65 anos, da cidade de Jaguarari, afirma que a mensagem maior é do amor a si próprio e toda mulher deve cuidar da saúde. “Foi muito esclarecedor. Este ano já fiz a mamografia e graças a Deus não tenho nada”, disse a avó do pequeno Gustavo, de apenas três dias de vida.

Mãe pela segunda vez, Marikeila de Barros, 34 anos, sempre que pode faz o autoexame das mamas. “Muito importante a mulher se cuidar. Sempre faço o autoexame e o preventivo. Cuidar de si mesma é um ato de amor com nós e com nossa família”, declarou Barros.

A diretora do Núcleo de Humanização e Educação Permanente, Carla Lorena Pesqueira, avaliou o encontro de forma positiva. “É importante saber o que podemos fazer para nos prevenir. O autoexame das mamas é de suma importância para o diagnóstico precoce. Cuidar de nossa saúde demonstra amor por nós mesmas. Por isso, vamos nos prevenir. O quanto antes detectarmos a doença, mais chances de cura teremos”, explicou.

De 2007 até hoje, aproximadamente 47 mil exames foram realizados pelo Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII) na região. Destes, 400 casos da doença foram confirmados na microrregião de Juazeiro.

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas. Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ – o que já uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma do câncer de mama.

A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em primária e secundária: a primeira envolve a adoção de hábitos saudáveis, e a segunda diz respeito à realização de exames de rastreamento, a fim de diagnosticar a doença em estágio precoce.

Fechado para comentários

Veja também

Motoqueiro morre ao desviar de buraco e colidir em poste na BA-210, em Juazeiro (BA)

Um acidente com vítima fatal foi registrado na tarde desta segunda-feira (22), na BA-210, …