O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou na quinta-feira (21), aos prefeitos e secretários de Saúde de Bodocó (PE), Ipojuca (PE), Vertentes (PE) e Cachoeirinha (PE) que cumpram rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
A recomendação é para que os aos gestores municipais das quatro cidades cumpram os referidos atos e obedeçam a ordem de prioridade da vacinação contra a Covid-19 em cada unidade de saúde contemplada para que não haja casos de “fura-fila”.
O documento ainda estabelece que as prefeituras promovam ações visando dar transparência à execução da vacinação em seus municípios, divulgando semanalmente as metas vacinais atingidas, além da elaboração de um plano de vacinação com a adequação das unidades destinadas à sua execução e o registro diário das informações no sistema informatizado SI-PNI, local.
Por fim, o MPPE recomendou às Polícias Civil e Militar que adotem as providências legais cabíveis para aqueles que insistirem em descumprir essas mesmas normas.