MPPE apóia operação Máfia Capital deflagrada no Rio Grande do Norte com prisões em Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de Pernambuco (Gaeco-PE), está apoiando a deflagração da operação Máfia Capital, capitaneada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e que apura fraudes na contratação de veículos, maquinário e pessoal para coleta de lixo na cidade de Caicó (RN), com o cometimento dos crimes de organização criminosa, fraude a licitações, peculato e corrupção ativa e passiva. Aqui em Pernambuco, a operação foi executada com apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), por meio do Batalhão de Polícia de Rádiopatrulha (BPRp).

Além do RN, a operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e Pernambuco. Um ex-secretário municipal de Caicó e dois empresários foram presos.

Em Pernambuco são quatro os alvos da operação. A empresa Viacon é a principal, com mandado de prisão temporário expedido em desfavor do proprietário da empresa, Luiz Guilherme Salzano Leite, além de três mandados de busca na empresa e em face de funcionários. “Estamos atuando em parceria com a Polícia Militar potiguar e também em apoio ao Ministério Público daquele Estado, viabilizando o cumprimento dos mandados expedidos, permitindo a plena ação das investigações em curso”, disse o promotor de Justiça e membro do Gaeco, Frederico Magalhães. A Assessoria Ministerial de Segurança Institucional do MPPE também apoiou a ação do Gaeco-PE com duas equipes e quatro agentes de segurança institucional.

A operação Máfia Capital foi deflagrada com o apoio da Polícia Militar potiguar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos Ministérios Públicos do Rio Grande do Norte, de São Paulo e de Pernambuco. Promotores de Justiça e policiais militares cumprem os mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Caicó, Mossoró, Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Paulo.

SOBRE – A operação Máfia Capital é desdobramento de três outras operações do MPRN: a Cidade Luz, deflagrada pelo MPRN em 2017 para investigar irregularidades no contrato de iluminação pública da Prefeitura de Natal, e as operações Blackout e Tubérculo, realizadas com os objetivos de apurar fraudes no contrato de iluminação pública da Prefeitura de Caicó.

Fechado para comentários

Veja também

Vigilância Sanitária interdita açougue de hipermercado em Petrolina (PE)

Após denúncia do Ministério do Trabalho, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária atend…