Morre primeira vítima de H1N1 em Pernambuco

Pernambuco teve confirmada nesta sexta-feira (27) a sua primeira morte por contaminação com o vírus da gripe H1N1 em 2018. Um homem de 45 anos, notificado no dia 16 de abril com síndrome respiratória aguda grave (SRAV) estava internado no Instituto Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, Centro do Recife. O paciente faleceu na última terça-feira (26).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), após análise laboratorial, feita pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e divulgada na última quinta-feira, foi constatado o vírus da influenza A (H1N1) nas amostras coletadas. A SES, a unidade de saúde e o município de origem do paciente (Recife), por meio da secretaria municipal de Saúde, estão investigando o caso do homem, que tinha comorbidade, ou sejam, outra doença existente.
De acordo com o boletim, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 14 de abril, Pernambuco registrou 315 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), com 1 resultado positivo para influena A(H1N1) e 4 para influenza A(H3N2).
O número de casos de Srag em 2018 representa uma diminuição de 38,5% em relação a 2017, quando foram registrados 513 adoecimentos, sendo 48 para influenza A(H3N2), 7 de influenza B, 2 de vírus sincicial respiratório (VSR) e 1 de para influenza1. O Brasil notifica obrigatoriamente os casos de Srag, que é quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório. (DP).
Fechado para comentários

Veja também

Em entrevista ao Blog, Dom Francisco Canindé revela qual cargo assumirá até a chegada do novo bispo de Petrolina (PE); veja o vídeo

O Papa Francisco atendeu o pedido de renúncia de Dom Francisco Canindé Palhano e nomeou, n…