Morre o Deputado Manoel Santos (PT)

manoel

Morreu, na manhã deste domingo em São Paulo, o deputado estadual Manoel Santos (PT). Aos 62 anos, o parlamentar estava internado em São Paulo para o tratamento de um câncer de esôfago, diagnosticado em 2014. De acordo com a deputada Teresa Leitão (PT) Manoel que realiza quimioterapia, recuperava-se de uma cirurgia e, na madrugada, sofreu uma complicação no estado de saúde.

“É uma perda muito grande. Manoel era uma liderança do movimento dos trabalhadores rurais e se expandiu para todos os movimentos dos trabalhadores, foi presidente da Contag, dirigente partidário muito respeitado, estava no segundo mandado de deputado e fazia mandato muito bom. Me sinto bastante triste. É uma perda para a bancada. Ele estava em licença para tratamnento de saúde e a gente acreditava que ele iria se recuperar”, declarou Teresa, adiantando que o Partido dos Trabalhadores vai enviar uma nota oficial. Segundo ela, a família ainda está muito abalada e não há informações sobre velório ou sepultamento.

No perfil parlamentar, no site da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Manoel enfatizava sua raça negra e origem de trabalhador rural. Confira o texto na íntegra:

Manoel José dos Santos nasceu no dia sete de abril de 1952, na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Negro e agricultor familiar, começou a trabalhar na roça aos seis anos de idade, ingressou no movimento sindical aos vinte anos e possui como grau de instrução, o ensino fundamental. Era casado e tinha quatro filhos.

Iniciou o seu trabalho nos movimentos sociais como Agente Pastoral da Ação Católica Rural (ACR), entre 1973 e 1978. Nessa época, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (SRT). Já integrante ao movimento sindical, elegeu-se primeiro suplente do (STR) e, em seguida, assumiu a função de tesoureiro e, logo após, em 1981, chegou à presidência do órgão. Em 1990, ocupa o cargo de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) e, entre 1993 e 1998 foi eleito ao cargo de presidente da entidade. Em seguida, no período entre 1998 e 2009, ocupa a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, que é a maior confederação de trabalhadores rurais da América Latina e uma das maiores do mundo.

Foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores – CUT e dirigente-fundador do Partido dos Trabalhadores – PT no Estado de Pernambuco.

Envolvido com o PT, se destaca como um companheiro atuante junto às diversas lideranças do partido, sendo então convidado no ano de 2002, para contribuir com o Plano de Governo e ajudar o processo de transição. Como resultado das negociações, pode citar o Programa de Alimentação Escolar – PAA, o aumento dos recursos destinados à Assistência Técnica e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores – PT conquistou 42.347 votos com expressivo apoio das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco. Manoel Santos pretende priorizar, no seu mandato, a defesa de um projeto de desenvolvimento rural e urbano sustentável e solidário para o Estado.

Além disso, tem o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, com a agroecologia, com a reforma agrária e com a defesa dos direitos das comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais. Na Assembleia, era líder da bancada do Partido dos Trabalhadores – PT, e titular das Comissões de Agricultura, Pecuária e Política Rural e de Saúde e Assistência Social. Além de suplência em Cidadania e Direitos Humanos e Redação Final. (Diário de Pernambuco).

Fechado para comentários

Veja também

Danilo elege Brasília Teimosa em Recife (PE) para 1º ato oficial da campanha nesta terça (16)

Uma grande caminhada pelas ruas do simbólico bairro de Brasília Teimosa, no Recife, marca …