Moradores devem manter calhas e bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva em Petrolina (PE)

Chuvas em grande quantidade, ventos fortes, raios e relâmpagos podem ocorrer neste período na região do Vale do São Francisco. Dentro e fora de casa é preciso ter cuidados antes, durante e depois da chuva, para que acidentes, como curto-circuito ou quedas em buracos, sejam evitados.

A equipe da Defesa Civil de Petrolina desenvolve um trabalho periódico de preparação dos profissionais para minimizar impactos de incidentes climáticos, mas é fundamental que o cidadão tome algumas precauções para evitar imprevistos.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça as principais orientações ao cidadão:

Antes da chuva

O essencial é ter atenção para alguns pontos antes da chuva começar. “Os moradores devem manter calhas e bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva”, lembra o coordenador da Defesa Civil, Cícero Dirceu.

Quando for possível, o ideal é adiar a saída de casa, a pé ou de carro, durante o temporal. Como também, fatores como baixa luminosidade e efeitos imprevistos devem ser levados em conta. “É melhor atrasar ou desmarcar um compromisso do que sair de casa em meio a situações climáticas adversas”, complementa Dirceu.

Durante a chuva

Quem estiver em casa deve retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curtos-circuitos ou até de um princípio de incêndio. Quando houver descarga elétrica, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente se conectado à tomada), batedeira, chuveiro e secador.

Na rua, os motoristas devem redobrar a atenção: os faróis devem ser ligados e a velocidade diminuída. “A gentileza também deve ser praticada no trânsito, sem ‘fechar’ o carro da faixa ao lado, principalmente nesses momentos em que o trânsito vai fluir de forma mais devagar”, alerta.

Se perder a visibilidade por causa da chuva, o motorista deve parar o carro no acostamento, evitando ficar embaixo de árvores e em postos de gasolina, para não correr riscos de queda de galhos ou de estruturas metálicas.

Após a chuva

Quando a chuva passar, é indicado que o indivíduo faça a limpeza de utensílios, objetos e cômodos que tenham entrado em contato com a água. Assim, evitam-se doenças.

A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por cima de áreas alagadas. “Buracos podem ter sido abertos durante a chuva”, diz Dirceu.

Em uma emergência ou se tiver dúvidas, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 153 ou (87) 98106-7310. O contato pelo número de celular disponibilizado deve ser feito por WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais 165.100 doses da vacina AstraZeneca chegaram a Pernambuco; lote da CoronaVac deve vir nesta sexta (7)

Pernambuco recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), mais 165.100 doses da vacina AstraZen…