Monumentos e prédios públicos de Petrolina estão com iluminação azul no mês de conscientização ao autismo

Oito monumentos e prédios públicos de Petrolina estão com a iluminação na cor azul. A iniciativa, que será mantida até o próximo dia 30, se dá por causa da solidariedade do poder público municipal ao movimento de conscientização sobre o autismo em que se dedica o mês de abril à reflexão sobre o distúrbio de desenvolvimento que tipicamente se inicia nos primeiros anos de vida e que pode comprometer em diferentes níveis a comunicação social e o comportamento das pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), descrito no Manual de Transtornos Mentais (DSM) desde 1980.

Como forma de destacar a importância da conscientização sobre o autismo, entre os locais que receberam nova cor na iluminação estão a sedes da Prefeitura de Petrolina, da Casa Bolsa e do Centro Especializado de Atenção à Mulher (CEAM), além do Monumento da Integração, Igreja Catedral, Monumento à Bíblia e os cruzeiros da Concha Acústica e da Ilha do Fogo. A adaptação para que as luzes ficassem azuis foi realizada pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

Para o secretário da SEDURBS, Eduardo Carvalho, a ação reforça o compromisso da gestão com mais uma causa importante. “Repetimos a troca na cor das luzes nestes pontos da cidade para que todos possam ver e refletir sobre o movimento que luta em prol dos autistas. Uma série de homenagens e ações estão sendo realizadas este mês pela prefeitura, desde o Dia Mundial do Autismo, celebrado no último dia 02 e por isso resolvemos destacar o envolvimento de toda a cidade junto a essa luta”, destaca Carvalho.

PROGRAMAÇÃO

Além da iluminação, uma programação especial em alusão à luta autista também vem sendo realizada pela Prefeitura de Petrolina, durante todo o mês de abril. As ações são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) e contam com exposição fotográfica, concertos musicais, além de capacitação de profissionais de saúde. Outras informações sobre as atividades podem ser acessadas no site da prefeitura. 

 

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …