Ministério Público reafirma segurança do processo eleitoral brasileiro

Na sessão de encerramento do semestre na Justiça Eleitoral, realizada na sexta-feira (1º), o subprocurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros reafirmou a segurança do sistema utilizado para votação e a apuração dos resultados das eleições no Brasil. Representando o Ministério Público na sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele classificou a Justiça Eleitoral como uma “justiça visível” e ressaltou a “absoluta lisura, correção e confiança” depositadas no processo eleitoral brasileiro classificado como republicano, transparente e íntegro.

Jacques – que exerceu a função de vice-procurador-geral Eleitoral entre 2017 e 2020 – lembrou que, nesse período, recebeu e apurou diversas dúvidas e queixas levadas ao Ministério Público sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação. Em todos os casos, sempre obteve respostas bem fundamentadas e ágeis da Justiça Eleitoral, capazes de afastar qualquer tipo de desconfiança em relação aos procedimentos de apuração. “Colhi, tratei e sabatinei todas as demandas levadas ao Ministério Público e sempre tive respostas fundadas, as quais me permitiram cumprir o dever constitucional de fiscalização para afirmar, com tranquilidade, que não há nada com o que se preocupar”, pontuou.

O subprocurador-geral fez uma analogia dizendo que a Justiça Eleitoral funciona como um profissional de saúde que mesmo tendo realizado milhares de partos, com experiência e segurança, precisa lidar com pais preocupados, ansiosos, sem subestimar e nem superestimar essas dúvidas. Disse que é preciso ter habilidade para cumprir a tarefa de “acalmar a preocupação sem diminuí-la e nem desprezá-la” e por fim reiterou a estrutural confiança conferida ao sistema eleitoral brasileiro.

Humberto Jacques lembrou que o Ministério Público tem o dever constitucional de estar presente em todos os atos realizados pela Justiça Eleitoral. “Acompanhamos tudo o que se passa e nunca houve qualquer obstáculo nesta Corte”, afirmou. Também destacou o empenho e o profissionalismo do TSE na condução do que classificou como “um dos maiores eventos planetários, com milhões de convidados, realizado em um único dia” para a escolha dos dirigentes brasileiros.

 

 

 

 

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura de Petrolina (PE) participa de encontro sobre Cidades Inteligentes em Porto Alegre

A Prefeitura de Petrolina foi representada através do gestor da Secretaria de Inovação e T…