Ministério Público de Pernambuco contribui para condenação rápida de réu em caso de feminícidio

Kaleu Christian Regueira Costa, de 24 anos, foi condenado a 26 anos de prisão pelo assassinato de Samara da Costa Mendes, 18 anos, em julgamento no 4º Tribunal do Júri em Recife, ocorrido na segunda-feira (11). O crime ocorreu em setembro deste ano.

Samara foi encontrada carbonizada dentro da residência e Kaleu, preso em flagrante. “O julgamento aconteceu dois meses e 20 dias após o crime. Certamente, um dois mais céleres ocorridos no Brasil”, atestou a promotora de Justiça Rosemary Souto Maior, que atuou no júri. O julgamento foi presidido pelo juiz Abner Apolinário da Silva, que realizou, em um só dia, audiência de instrução e júri.

Kaleu foi condenado por feminicídio, ainda qualificado pelo emprego de fogo e por uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Inicialmente, a pena estipulada era de 27 anos, mas foi reduzida para 26 anos, por ele confessar o crime.

Durante o júri, o réu narrou que deu facadas no pescoço da moça, molhou o colchão com desodorante e ateou fogo. Ela ainda estava viva quando foi queimada. Após o crime, o homem tentou fugir pelo telhado da residência, mas foi capturado por policiais militares, que também impediram que a população o linchasse. Segundo familiares da vítima, a briga do casal começou por a mulher ter descoberto uma traição do companheiro.

“É gratificante o Ministério Público de Pernambuco contribuir para uma justiça mais célere, que foi o que ocorreu nesse caso. Trata-se de um anseio da sociedade que crimes desse tipo sejam resolvidos o mais breve possível. É uma resposta rápida e um enfrentamento à impunidade, especialmente em casos de feminicídio, que têm aumentado muito nas estatísticas”, avaliou a promotora de Justiça Rosemary Souto Maior. (mppe)

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: 30 municípios vão receber novas ambulâncias do SAMU; Governo Federal não revelou nomes das cidades

Os investimentos da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC…