Ministério da Saúde aponta que mais de 148 mil pessoas não tomaram 2ª dose de vacina da Covid na Bahia; secretário contesta

O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira (13) uma lista que aponta que 148.877 pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina da Covid-19 na Bahia. Nesta quarta-feira (14), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, contestou as informações.

O Ministério usou os dados do Vacinômetro para fazer o detalhamento e informou que, no total, mais de 1,5 milhão de brasileiros ainda não procuraram o reforço da vacina. Com base nessa publicação, apenas São Paulo está à frente da Bahia, com 343,9 mil pessoas sem a segunda dose.

Através das redes sociais, Vilas-Boas disse que o estado não tem esse atraso significativo da dose de reforço da Covid-19. Segundo ele, na verdade, são 10.065 doses em atrasos – um número que corresponde a cerca de 6,7% do registrado pelo Ministério.

Para determinar a quantidade de pessoas que precisam tomar a segunda dose atualmente, o secretário analisou dados do período correspondente ao prazo de 28 dias, o tempo necessário para aplicação da segunda dose.

Segundo Vilas-Boas, no dia 14 de março, 455.845 se vacinaram na Bahia. Com o vencimento de 28 dias, a Bahia aplicou a segunda dose em 445.780 pessoas, sendo assim, pouco mais de 10 mil ainda não retornaram para o reforço.

O secretário disse ainda que os dados publicados pelo Ministério da Saúde foram tirados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), que tem inconsistências de preenchimento por causa dos atrasos dos dados dos municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: Petrolina tem nova queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI e chega a 14%

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde registra mais uma queda na tax…