Milhares de pessoas prestigiam desfile 7 de Setembro no Centro de Juazeiro

0

O tradicional desfile do Dia da Independência, desta quinta-feira (7), reuniu milhares de pessoas que ocuparam a Orla e a Avenida Adolfo Viana, em Juazeiro. Com o tema “A Sustentabilidade em Defesa da Caatinga”, as escolas municipais e estaduais emocionaram o público, evidenciando as características e a riqueza desse bioma, que é exclusivamente brasileiro.

Após o hasteamento das bandeiras, com a execução do Hino Nacional e de Juazeiro, pela Banda da Polícia Militar, às 8h, no Paço Municipal, o prefeito Paulo Bomfim, o Tenente Coronel Welton Gomes Maia, Comandante do 72 BI MTZ e o Coronel Anselmo Bispo, Comandante do CPRN (Comando de Policiamento Regional Norte) se dirigiram para a revista das tropas, na Avenida Santos Dumont.

Em seguida foi dado início ao desfile da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiro, Policia Militar e do Colégio Policia Militar, que abrilhantaram mais um ano, as comemorações da Independência do Brasil.  “Estamos felizes de estar em Juazeiro com a participação de quase 200 militares no dia da Pátria, apresentando para a sociedade uniformes e equipamentos modernos, que são utilizados para a segurança nacional.”, evidenciou  o Comandante do 72 BI MTZ, Welton Gomes. Na sequência desfilaram a Guarda Municipal, Soapom, Bombeiro Civil, Unep, Clube de Desbravadores, Lojas Maçônicas Harmonia e Amor, Segredo Força e União e o Grito dos Excluídos.

O evento contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas, entre militares, estudantes de 12 escolas municipais e estaduais. As unidades escolares trouxeram para o desfile muitas novidades, destacando a importância da preservação da Caatinga. O pelotão abre alas , apresentou a bandinha rítmica com os alunos de 4 a 5 anos, do Projeto Musicalização da educação Infantil, que encantou o público. “Juazeiro mais uma vez comemora o dia da Independência, com o tradicional desfile, e trás o protagonismo das escolas municipais e estaduais, e este ano com novidades, como a participação da Educação Infantil e da Educação Inclusiva que encantaram o público. Parabéns a nossa equipe da Educação, que coordenou o evento”, destacou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

Os pais e alunos das EMEIs, também distribuíram mudas nativas com o público, dando alerta para a importância do replantio da caatinga. Outra novidade este ano, foi a participação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAAE, além da comissão de frente, que homenageou com um balé, a flora e a fauna da caatinga, e o Rio São Francisco.

O Colégio Estadual Modelo comemorou seus 18 anos de implantação, apresentando um grande espetáculo de cores e evoluções encantando o público. O último a desfilar foi o Colégio Paulo VI,  com a sua famosa Fanfarra, que foi ovacionada por todo o circuito. O encerramento desfile cívico ficou com a Marcha da Diversidade, que no seu segundo ano, reuniu centenas de pessoas LGBT, Negros e instituições, uma ação afirmativa para que se faça valer o processo de inclusão nos diversos espaços sociais e a efetivação dos seus direitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Sento Sé (BA): Homem morre afogado após naufrágio no Rio São Francisco

A Marinha do Brasil  vai instaurar um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e re…