Meteorologista desmente alertas falsos sobre ‘Fenômeno do Equinócio’ em Juazeiro e região

0

Após notícia falsa divulgada  nos grupos de whatsApp na quinta-feira (07),  de que o ‘Fenômeno do Equinócio’ afetaria Juazeiro (BA) e região no período de  6 a 11 de novembro – este Blog entrou em contato com o  professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mario Miranda que desmentiu o boato.

“O equinócio é a passagem do sol  no plano do equador  durante o movimento de translação que a terra faz em torno do sol durante 365 dias.  Isso acontece duas vezes por ano. Uma vez no dia 23 de setembro e no dia 21 ou 20 de março, quando volta para o hemisfério norte (…) Essas temperaturas aí, não tem significado. Pode entrar no site, lá tem a temperatura para os próximos dias”, salientou.

A  fake news que se espalhou rapidamente destacava num trecho que a temperatura iria  atingir 47,5 graus Celsius  e que os horários de maior incidência  seriam a partir das 11h as 16h.

“Isso não tem prosseguimento. essa noticia não é verdadeira. é um fake news  e bastante grosseiro. O equinócio marca também, nesse caso de setembro, o inicio da primavera. e quando acontece em março, o início do outono”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro: Univasf realizará IV Colóquio Internacional de História da Africa e VIII Semana de Ciências Sociais de 18 a 22 de novembro

Minicursos, lançamento de livros e grupo de trabalho são algumas das programações do IV Co…