Mesmo com transtornos, Petrolina está entre as cidades com melhor abastecimento de água e esgoto do Brasil, diz instituto

Petrolina está em 35° lugar no ranking do saneamento das 100 maiores cidades brasileiras. Os dados são do Instituo Trata Brasil. Dos 332 mil habitantes, 93% contam com água encanada, enquanto quase 85% dos moradores de área urbana têm rede de esgoto em casa. A diferença entre o método condominial e o convencional é a de que no primeiro é possível usar tubulações mais finas, instaladas nas calçadas das casas, com pouca profundidade e que se adaptam, inclusive, a solos mais rochosos. Estimam-se, inclusive, gastos bem menores que o sistema usualmente aplicado, como afirma o ex-prefeito de Petrolina e deputado federal, Guilherme Coelho (PSDB-PE).

“Esse sistema de saneamento básico condominial ele apresenta uma tecnologia com custos em torno de 60% daquelas características dos sistemas convencionais, no caso do esgotamento sanitário, e em torno de 30% no caso do abastecimento d’água.”, comentou.

O sistema condominial também pode ajudar a despoluir os rios que ficam nas proximidades dos municípios. De acordo com o deputado Guilherme Coelho, o São Francisco é um dos que mais sofrem com a falta de rede de esgoto. Sem o serviço, a população acaba por despejar dejetos nas bacias hidrográficas da região o que, além de problemas ambientais, aumenta os índices de doenças dos cidadãos.

“A grande maioria das cidades joga esgoto a céu aberto. E poluí o rio. E o rio já está muito doído, já está muito sentido. E nós precisamos cuidar do rio e cuidar do saneamento porque isso significa saúde”, disse Guilherme.

Um modelo de saneamento mais barato e eficaz é o responsável por deixar Petrolina entre as cidades com melhores índices de abastecimento de água e esgoto do país. Com a mesma eficiência do modelo convencional, o sistema condominial é de fácil implantação e tem ampliado o atendimento no estado ao longo dos últimos dez anos.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, o país registrou nos últimos anos uma evolução pouco significativa do sistema de saneamento básico. Metade dos brasileiros não conta com coleta de esgoto e mais de 34 milhões de pessoas ainda não têm água tratada em casa.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…