Medidas protocolares estão sendo tomadas pela SESAU sob suspeita de difteria em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro emitiu, nesta sexta-feira (26), uma nota informando que, mediante a suspeita de difteria notificado por um hospital da região à Secretaria, a SESAU junto ao Núcleo Regional de Saúde Norte/SESAB e o Ministério da Saúde informam à população que as medidas protocolares cabíveis já estão sendo tomadas.

De acordo com a FioCruz, a difteria (crupe) é uma doença bacteriana aguda, cujas lesões são mais localizadas frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz. A doença compromete o estado geral do paciente, que apresenta febre, cansaço e palidez. Há dor de garganta discreta. Em casos mais graves pode haver edema intenso no pescoço, aumento de gânglios linfáticos na região e até asfixia mecânica aguda pela obstrução causada pela placa.

A doença pode ser transmitida por contágio direto com doentes ou portadores assintomáticos (que não manifestam a doença) através das secreções nasais. Também pode ocorrer a transmissão indireta, através de objetos que tenham sido contaminados recentemente pelas secreções de orofaringe ou de lesões em outras localizações. A incidência da transmissão de difteria costuma aumentar nos meses frios e, principalmente, em ambientes fechados, devido à aglomeração.

A difteria pode acometer pessoas não adequadamente vacinadas de qualquer idade e não apenas as crianças como era mais comum antes da utilização sistemática da vacina. A única maneira efetiva de prevenir a doença é a vacinação, pois a doença, em geral, não confere imunidade permanente, o que faz com que o doente deva continuar seu esquema de vacinação após a alta hospitalar.

 

Fechado para comentários

Veja também

Tem início obras da Orla III de Petrolina (PE)

A Prefeitura de Petrolina está tirando do papel mais uma obra histórica nos campos da mobi…