Mais de três mil professores fazem provas para seleção da Prefeitura de Petrolina

2
0

Seleção 5

Professores de diversas áreas participaram do processo seletivo simplificado para a Prefeitura de Petrolina. O município disponibilizou 500 vagas para contratação temporária. Mais de três mil candidatos se inscreveram. A prova foi aplicada na manhã deste domingo (15).

O processo foi organizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). As provas aconteceram na instituição e em mais três escolas municipais: Professora Eliete Araújo (Centro), Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Cohab Massangano) e Professora Júlia Elisa Coelho (Alto do Cocar). Os candidatos responderam a 50 questões objetivas sobre a disciplina e área pretendidas.

Na avaliação da presidente da Comissão de Concursos da Facape, Ana Carla Pereira, o processo seletivo ocorreu dentro da normalidade, sem imprevistos e de maneira satisfatória, principalmente em relação ao horário. “As provas ocorreram tranquilamente nas escolas e na Facape, conforme planejamos. Alguns candidatos ainda se confundiram com a distribuição dos locais, mas a maioria conseguiu chegar a tempo”, informou. Ao todo, foram registrados 317 faltosos.

Segundo a secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda Reis, os aprovados nessa seleção e no concurso público, realizado no início do ano, serão contratados para o segundo semestre.

“Os processos são distintos. Fizemos concurso para professor alfabetizador em fevereiro e agora, na seleção, os aprovados irão atuar em algumas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação Inclusiva. Todos serão contratados no próximo mês e irão começar a trabalhar em julho”, explicou.

A previsão é de que o resultado final do processo seletivo seja divulgado no dia 31 de maio. Outras informações estão disponíveis no site da Facape, na seção ‘Concursos’.

2 COMENTÁRIOS

  1. Em menos de 1 ano, metade estarão trabalhando em bibliotecas, secretarias etc, aumentando a já inchada burocracia do desserviço público municipal.

  2. SOMENTE EM DORMENTES NAO SE TOMA PROVIDENCIAS

    Marcelo Rodrigues

    periclescr_adv@hotmail.com
    Inajá: MPPE recomenda a exoneração de servidores contratados irregularmente

    06/05/2016 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao prefeito do município de Inajá, Leonardo Xavier Martins, para que, no prazo de 72 horas, exonere todos os servidores temporários contratados em desacordo com a Constituição Federal e a Lei nº 1075/2003. A recomendação prevê ainda, no mesmo prazo, a exoneração de todos os servidores temporários contratados em substituição aqueles que foram exonerados por meio de decreto; os que foram contratados sem qualquer espécie de processo seletivo; e os que ocupam cargos supostamente comissionados.
    O MPPE também recomenda que sejam adotadas todas as providências necessárias para a realização de processo seletivo simplificado, nos casos de contratação em razão de excepcional interesse público.
    De acordo com o promotor de Justiça Hugo Eugênio Ferreira Gouveia, há pelo menos 179 contratos temporários firmados pela Prefeitura de Inajá (Secretarias de Educação, Saúde, Recursos Hídricos e Infraestrutura), sem que haja os requisitos para contratação por necessidade temporária de excepcional interesse público. Além disso, pessoas foram contratadas sem que fosse realizado qualquer tipo de seleção e, há ainda, cargos comissionados exercendo outras atribuições que não são de direção, chefia ou assessoramento (artigo 37, inciso V, da Constituição Federal).
    Ainda no rol dos contratos irregulares, há a situação dos que fizeram o concurso público de 2012. Como esse concurso está sendo contestado na Justiça, a prefeitura exonerou os servidores aprovados nesse certame e contratou temporários no lugar. Pouco depois a Justiça mandou reintegrar esses servidores e a Prefeitura não exonerou os temporarios.

Comments are closed.