Mais de oito mil licenças de funcionamento são emitidas pela Vigilância Sanitária em Petrolina

Com o objetivo de atender demandas voltadas à segurança da saúde, ligadas ao setor alimentício ou de prestação de serviço, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), tem atuado com eficácia em Petrolina. O resultado disso pode ser visto a partir dos números voltados a vistorias e licenças emitidas na cidade, onde mais de 8 mil inspeções e 8 mil licenças foram realizadas de 2.020 a 2.021.

Mesmo em meio a pandemia, ainda em 2020, a AMVS permaneceu na ativa para assegurar a qualidade e segurança na prestação dos serviços essenciais que continuaram sendo ofertados, com isso. Durante o ano passado foram realizadas 2.300 inspeções, emitidas 2.598 licenças permanentes ou temporárias, e cadastro de 510 novos estabelecimentos. Além disso, também foram feitas 13 interdições por descumprimentos ou incompatibilidade com as normas sanitárias, 24 autos de infrações foram lavrados e mais 38 blitz noturnas em estabelecimentos foram realizadas.

Com o avanço da cobertura vacinal e flexibilização para a volta dos serviços de comércio, as fiscalizações precisaram ser intensificadas. Em 2021 as equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária realizaram 5.931 inspeções, um total de 1.148 cadastros de estabelecimentos e mais de 5.440 licenças para funcionamento foram emitidas pelo órgão. Com relação à lavratura de autos e identificações de pontos comerciais em descumprimento as normas vigentes, foram registrados: 137 autos de apreensão, 106 autos de infração e 48 blitz noturnas.

De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, as ações da vigilância visam, exclusivamente, o cumprimento das normas vigentes para garantir a segurança da população. “Nosso papel é extremamente importante para certificar as pessoas que utilizam espaços públicos e privados, que os locais estão dentro das normas sanitárias para prestação de serviço. Em 2.020 tivemos uma intensificação no trabalho, mesmo diante da pandemia, mas nada a se comparar com este ano. Os cuidados precisam ser continuados, a segurança é redobrada e nossa atenção é total para que as normas sejam seguidas”, descreveu.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária disponibiliza os telefones (87) 3864-2738 e (87) 99190-7667 para que as pessoas tirem dúvidas. Denúncias podem ser registradas através da Ouvidoria Municipal, pelo 156.  (ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Professora grampeia bilhete em camisa de criança de 5 anos no RJ; ‘sensação é de revolta e vontade de chorar’, diz mãe

Uma professora de escola pública de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro grampeou um bilhete n…