Mais de 70 brasileiros estão retidos em Santa Elena de Uairén e esperam autorização para voltar ao Brasil

Mais de 70 brasileiros estão retidos no vice-consulado do Brasil em Santa Elena de Uairén, cidade na Venezuela próxima à fronteira, esperando autorização para voltar ao país.

Imagens gravadas na noite desta segunda mostram os brasileiros no vice-consulado, alguns sentados no chão e outros com crianças no colo, e malas espalhadas pelo chão do lado de fora. Assista ao vídeo acima.

Esses brasileiros esperam ter a mesma sorte do grupo que no domingo à noite conseguiu cruzar a fronteira, com o apoio do Itamaraty e do Ministério da Defesa. O grupo de 31 turistas brasileiros estava no Monte Roraima, o principal destino na região para quem busca turismo de aventura.

Fontes do Itamaraty dizem que o Ministério já está em contato com as autoridades venezuelanas e que está fazendo o possível para retirar os brasileiros de Santa Elena. Mas a negociação é delicada e a situação incomum, porque a fronteira está fechada desde a última quinta-feira.

Fronteira segue fechada
Fronteira do Brasil com a Venezuela está fechada pelo 5º dia seguido

Nesta terça-feira (26), a fronteira entre Brasil e Venezuela segue fechada pelo 5º dia seguido. A tropa bolivariana está posicionada do lado venezuelano. No lado do Brasil, policiais rodoviários federais e militares do Exército reforçam a segurança.

A movimentação é tranquila, e venezuelanos continuam usando as rotas clandestinas para atravessar para o Brasil. (G1)

Fechado para comentários

Veja também

Simão Durando anuncia projeto de pavimentação em 16 bairros de Petrolina (PE); veja se o seu está na lista

O prefeito Simão Durando anunciou nessa terça-feira, (23) durante participação no Programa…