Mais de 4 mil petrolinenses receberão programa de incentivo ao esporte e cultura

Futebol, lutas, dança, teatro e diversas outras atividades serão uma presença constante em 10 comunidades de Petrolina pelos próximos dois anos. Nesta terça-feira (14), o prefeito Miguel Coelho lançou o “Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)”, que impactará mais de quatro mil moradores de todas as idades. A iniciativa pretende garantir maior cidadania e qualidade de vida em áreas estratégicas da zona rural e área urbana.

O programa é coordenado pela Prefeitura de Petrolina com recursos do Governo Federal. A parceria, ao longo de dois anos, implantará núcleos nas comunidades com 10 coordenadores e 60 agentes sociais para mobilizar os moradores e implementar as atividades culturais ou esportivas mais identificadas com a população do bairro impactado.

As ações serão realizadas em praças, quadras, campos de futebol e clubes da Cohab Massangano; João de Deus; Jardim São Paulo; Henrique Leite; Agrovila Massangano; Vila NM-12; Serrote do Urubu; Projeto Maria Tereza/ Km-25; Pau Ferro e Rajada. Todas essas áreas foram selecionadas levando em consideração aspectos sociais e por não contarem com programas socioculturais com recursos federais, reforçando a característica de inclusão e desenvolvimento de áreas vulneráveis.

Os jogos de futebol, basquete, vôlei, bem como, as aulas de judô, teatro e dança nos bairros selecionados já devem começar em junho, após a fase de implantação dos núcleos e mobilização social. Todo esse processo, segundo o prefeito Miguel Coelho, pode ter um impacto de transformação nos dez bairros beneficiados pelo programa. “Serão dois anos de muito esporte, lazer e cultura, tudo acompanhado por profissionais que terão a missão de criar uma cultura em cada um desses núcleos. Então, não se trata apenas de levar o futebol, o judô, a dança para um bairro, é um esforço para transformar essas comunidades em ambientes mais vivos, saudáveis e com autoestima elevada”, defendeu o prefeito.

Fechado para comentários

Veja também

Bebela e a simplicidade da luz

Por Carlos Laerte Quem, entre nós, já viu o Nego D’água? Bebela viu, e olha que aind…