Mais da metade das vítimas de homicídio em Pernambuco têm até 30 anos

Mais da metade das vítimas de homicídios em Pernambuco têm entre 13 e 30 anos de idade, ou seja, são adolescentes e jovens. Esse resultado não surpreende, afinal trata-se de uma faixa etária que, sem a devida atenção do poder público, muitas vezes é atraída para a criminalidade e acaba perdendo a vida de forma precoce.

No ano passado, 3.418 homicídios foram registrados pela polícia no Estado. Desse total, 50% das vítimas eram jovens (18 a 30 anos) e mais 5% adolescentes (13 a 17 anos). Além disso, 70% de todos os assassinatos tiveram como motivação as atividades criminais – basicamente o tráfico de drogas.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) está realizando um mapeamento dos municípios onde mais jovens são assassinados e identificando as motivações. A promessa é de criar uma rede de proteção, com ações integradas entre as secretarias estaduais, para tentar tirar essa faixa etária da vulnerabilidade e, assim, reduzir os homicídios.

“Hoje a gente tem uma falta de perspectiva para os jovens. É um dado preocupante que foi trazido pela nossa gerência de estatísticas. Por isso, solicitei um estudo mais ampliado. Nosso objetivo é que os jovens tenham mais perspectiva de vida”, afirmou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

Fechado para comentários

Veja também

“Não vai faltar arroz, e ainda querem explorar o povo de Petrolina e Juazeiro (BA), revela comerciante sobre a situação no Sul do Brasil

Uma proprietária de um supermercado de Juazeiro (BA) ligou para a nossa redação alegando o…