Madadouro de Juazeiro (BA) precisa de manutenção e instalação de toda a parte elétrica e hidráulica

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal (CSIM), realizou visita técnica aos abatedouros da cidade. O objetivo da inspeção era verificar as atuais condições da parte estrutural e trabalhar na sua reestruturação. Outro ponto discutido, foi a necessidade de uma assistência técnica e da presença do produtor para a cadeia produtiva da caprinovinocultura, que deve atuar como gestor do empreendimento.

A comissão visitou o antigo Lamm, hoje Frigolar – abatedouro e frigorífico de caprinos e ovinos, localizado no Distrito Industrial. A equipe foi recebida por Tiano Félix, representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e por Adilson Ribeiro, da Central da Caatinga. Segundo Tiano, o prédio vem sofrendo saques em sua parte elétrica. A vigilância do local é de responsabilidade da CAR, mas de acordo com ele, há uma tramitação de concessão para a reestruturação do espaço.

Com relação à estrutura, foi observado o estado de conservação adequado, com ressalvas para a manutenção e instalação de toda a parte elétrica e hidráulica, bem como manutenção dos equipamentos e câmaras frias. José Wilson, conselheiro do CSIM e convidado pela Comissão, enfatizou a importância da reestruturação da cadeia produtiva, pois o modelo empregado anteriormente não funcionou. Para Waltécio Leal, fiscal e médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), o abate, em si, não gera renda suficiente para manter o empreendimento, onde estratégias devem ser tomadas para evitar o fim das atividades.

O segundo abatedouro a receber a equipe foi o antigo ABATAL (Abatedouro Almeida), atualmente Campo do Gado. Chegando ao local, foi observado que o prédio se encontra saqueado e destruído, não havendo possibilidade de reaproveitamento. Waltécio reiterou que qualquer informação sobre o registro do estabelecimento, deve ser encaminhado via ofício à ADAB, informando as condições do espaço. A partir dessa visita, um relatório será encaminhado para as autoridades municipais.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…