Lote com 55 mil doses de vacinas para crianças chega a Pernambuco na madrugada de sexta-feira (14)

Pernambuco deve receber, nas primeiras horas desta sexta-feira (14), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 destinadas à aplicação pediátrica, em crianças de 5 a 11 anos. A informação é do Ministério da Saúde. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a pastsa federal informou a Pernambuco que esta primeira remessa terá 55 mil doses.

O País recebeu o primeiro lote, com 1,2 milhão de doses, nesta quinta-feira (13). A SES-PE informou que o início da distribuição depende da liberação do Ministério da Saúde, que aguarda a autorização do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão responsável por certificar e liberar o uso do insumo no País. A expectativa é que essa autorização saia ao longo desta sexta-feira.

A SES-PE espera distribuir as doses a todas as gerências regionais de Pernambuco na madrugada de sábado (15) tão logo a autorização seja dada. Em seguida, as cidades já poderão aplicar os imunizantes. A pasta ainda não informou qual será o número exato de doses que cada município vai receber.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que há cerca de 1,1 milhão de crianças de 5 a 11 anos no Estado. O total de doses a ser recebida nesta sexta-feira corresponde, portanto, a cerca de 5,2% da população infantil agora apta a ser vacinada contra o coronavírus.

Ao todo, chegarão 4,3 milhões de doses para crianças ainda em janeiro, de acordo com o Ministério da Saúde. O imunizante usado será o da Pfizer, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 16 de dezembro, há quase um mês, para uso em crianças dessa faixa etária.

Os primeiros grupos vacinados em Pernambuco serão o de crianças com comorbidades neurológicas, distúrbios do desenvolvimento e indígenas. A prioridade foi pactuada em reunião, esta semana, da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

As cidades pernambucanas se preparam para dar início à vacinação das crianças. O esquema vacinal para as crianças de 5 a 11 anos terá o intervalo de 60 dias, conforme determinado pelo Ministério da Saúde.

O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para a população com 12 anos e mais. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas).

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Moradores pedem solução para falta de iluminação pública no Portal da Cidade

A falta de manutenção na iluminação pública tem deixado os moradores da rua do Piano, no b…