Localidades da zona rural de Petrolina recebem ação de combate ao barbeiro

barbeiro

Cinco localidades do interior de Petrolina já receberam a borrifação que impede a proliferação de triatomíneos, conhecido como barbeiro, transmissor da doença de chagas. A ação é realizada pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, 20 localidades, selecionadas pela Secretaria Estadual de Saúde, serão borrifadas. “A escolha segue alguns critérios como série histórica de infestação, casos em humanos e localidades que já tiveram a presença do Triatoma Infestans, espécie de barbeiro que já foi erradicada no município”, explicou o gerente de Endemias, Jailson Araújo.

As localidades atendidas são: Pau Ferro, Izacolândia, Lajedo, Caldeirão II, Capim, Olho d’ Água da Bela Vista, Serra da Santa, Santa Fé, Barra Franca, Romão, Cruz, Simpatia, Boa Vista I, Muquém, Terra Nova, Picos, Serrote do Urubu, Poço da Cruz, Nova Descoberta e Rajada.

A ação faz parte do Programa de Controle à Doença de Chagas dividida em duas etapas: pesquisa e borrifação. “Realizamos a pesquisa entre julho e setembro e, desde a metade de outubro, iniciamos a borrifação que segue até dezembro”, pontuou Jailson.

Doença de Chagas

A doença de Chagas é transmitida após a pessoa coçar o local da picada, pois as fezes eliminadas penetram na pele. O contágio também acontece por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez. Os principais sintomas são: febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Morre o maestro Fernando Rêgo da Orquestra Philarmônica 21 de Setembro

Petrolina (PE) perdeu nessa quinta-feira, (16), uma grande personalidade, o Maestro Fernan…