Livro sobre Direito, Literatura e Cinema será lançado na próxima quinta-feira (13) na Facape

0

Um livro com 16 capítulos  e uma vasta discussão sobre  literatura e cinema numa perspectiva jurídica. Essa é a proposta da obra  intitulada “Direito, Literatura e Cinema: um olhar interdisciplinar”, publicada pela Editora Garcia -MG, e que será lançada na próxima quinta-feira (13), às 9h no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), em  Petrolina, PE.

Produzida e financiada por alunos do curso de direito da Facape e coordenada pelo professor Anderson Wagner Araújo com o auxílio da docente Bárbara Amorim,  a obra  foi desenvolvida durante o semestre letivo, através da disciplina “Direito, Literatura e Cinema”,  e contou com a criatividade dos alunos para que o compilado descrevesse um diálogo próximo com o leitor  entre  os conhecimentos específicos do direito e da arte, como explica a estudante Gemima di Cruz. “Era preciso fazer um projeto para ajudar a formação do imaginário, principalmente nós que somos estudantes de direito, precisamos disso, dessa prática dessa criatividade. E isso, quando a gente assiste um filme ou ler um livro, ele puxa a vida intelectual para a formação desse imaginário que é preciso para se ter na prática jurídica” ressaltou.

De acordo com o professor Anderson, o exemplar busca, também,  tornar mais acessível a prática do direito na vida das pessoas, apesar desse sistema de normas de conduta já  ser configurado na sociedade como um conjunto de cláusulas e códigos.  “É interessante a gente superar o dogmatismo que se ensina o direito, então, quando a gente tenta inter-relacionar com a arte, cinema, literatura, a gente consegue trazer um olhar mais prático, mais humanístico para o direito” explica.

Para a escrever cada capítulo, os alunos formaram duplas e escolheram, entre as mais variadas produções cinematográficas e literárias  exemplos como “Vida de inseto: sob a ótica do controle estatal das massas populacionais”; “Lisbela e o prisioneiro: sob a ótica do direito civil e do direito penal”; “Lampião, herói ou bandido: o conceito de justiça diante da sua representatividade”  e “Black Mirror”  esta última é uma famosa série de televisão que mescla inovação tecnológica, ficção científica e relacionamentos. “Eles escolheram uma obra literária ou cinema ou que englobasse as duas coisas, e, utilizaram de outras linguagens para aproximar também esse diálogo com a arte” relatou a professora Bárbara.

O livro será disponibilizado na biblioteca da faculdade e no dia do lançamento os  exemplares  estarão sendo vendidos no valor de R$ 30 reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Dupla é presa com mais de 900g de cocaína e mais R$ 5 mil

No domingo (02), após troca de informações com agentes do núcleo de inteligência, policiai…