Leituristas da Celpe mapeiam 10 mil potenciais focos do Aedes aegypti em Pernambuco

0

celpe

Cerca de 10 mil potenciais focos do Aedes aegypti foram mapeados pelos leituristas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) no mês de fevereiro deste ano. A maioria dois móveis está nos municípios de Camaragibe (mais de 1.600 locais), São Lourenço da Mata (cerca de 1.100 endereços) e Recife (com aproximadamente 800 possíveis focos). Os endereços foram repassados à Secretaria Estadual de Saúde (SES), para atuação no combate ao inseto.

O trabalho vai prosseguir ainda durante todo o mês de março, envolvendo cerca de mil colaboradores para identificar os criadouros e fornecer a localização ás autoridades sanitárias. Na prática, os leituristas, que diariamente coletam o consumo de energia mensal dos mais de 3,5 milhões de clientes residenciais e comerciais, estão atentos a possíveis focos do inseto em todo o estado.

As anotações e indicações dos locais sob risco estão sendo feitas nos próprios equipamentos de leitura, configurados para receber os dados referentes à campanha. As informações coletadas resultam em um relatório encaminhado regularmente à Secretaria Estadual de Saúde para que sejam tomadas as medidas necessárias. A intenção é dar mais agilidade ao mapeamento dos focos de reprodução e auxiliar na eliminação do mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chicungunha.

Ao identificarem áreas de risco de reprodução do mosquito, como pneus, vasos, tonéis, garrafas e demais locais de acúmulo de água parada, os profissionais repassam informações aos órgãos competentes. Os dados são georreferenciados, ou seja, são repassados com as coordenadas geográficas de latitude e longitude para facilitar a localização exata dos endereços.

Além da identificação, os colaboradores da Celpe atuam em outra frente de combate. No ato da impressão das contas de energia, eles entregam panfletos com orientações de como eliminar o foco e manter o imóvel longe do perigo.

As informações sobre o combate ao Aedes aegypti também serão divulgadas nas faturas de energia entregues mensalmente aos clientes da Celpe. As peças serão impressas a partir deste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Polícia prende homem acusado de roubar bens avaliados em cerca de R$ 40 mil de clínica médica

Na tarde de terça-feira (01),  a Polícia Civil prendeu uma pessoa de iniciais P.V.J.N pelo…