Leitor Repórter: Propriedade às margens de rio é cercada e bloqueia acesso de famílias ribeirinhas na comunidade de Tapera

Várias famílias da comunidade ribeirinha Tapera, localizada  às margens do Rio São Francisco em Petrolina (PE), tiveram sua rotina drasticamente modificada após uma propriedade ter cercado o terreno  até a beira do rio, onde era utilizado, anteriormente, como acesso pelos moradores da ilha.

Segundo o leitor que fez a denúncia e prefere o anonimato, por conta do bloqueio  não há mais espaço  para os pescadores e outros trabalhadores colocarem seus barcos, pois, o tamanho da margem está reduzido por causa da cerca.

Apesar do Código Florestal estabelecer uma  proteção em margens de rios, que vai de 5 a 100 metros de distância, não é este o posicionamento da propriedade particular diante da lei.

“Existe legislação que assegura o direito de acesso à ilha. Até o barca da associação eles empurram com trator pra poder cercar a parte que invadiu.  Os moradores da ilha agora estão sem espaço pra deixarem seus barcos”, assegurou.

Diante da denúncia, este Blog chama atenção da Autarquia de Meio Ambiente e Controle Urbano e da Marinha para que as devidas fiscalizações e esclarecimentos sejam prestados à comunidade.

(Foto do leitor)

Fechado para comentários

Veja também

Exclusivo Caso Beatriz: “Programa Linha Direta trará na íntegra situações que ocorreram na noite do crime”, afirma Lucinha Mota

Nesta quinta-feira (18), o Programa Linha Direta da TV Globo traz em seu primeiro episódio…