Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Univasf soma 15 mil testes realizados na região

O Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) alcançou, na última sexta-feira (18), o número de 15 mil testes RT-PCR realizados desde que entrou em funcionamento, em agosto de 2020, por meio de um acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Pernambuco. O laboratório, que atua com apoio do Hospital Universitário (HU-Univasf/Ebserh), é o único no interior do estado a realizar exames diagnósticos do vírus Sars-Cov-2, utilizando a técnica RT-PCR e analisa as amostras provenientes dos sete municípios que fazem parte da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) do Estado.

Com capacidade para processar até 4 mil exames por mês, o laboratório da Univasf quadruplicou a capacidade de processamento prevista inicialmente. Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2022, com a disseminação da variante Ômicron na região de Petrolina, foram registrados os maiores volumes de testes processados. De acordo com o coordenador, Rodrigo Feliciano do Carmo, professor do Colegiado de Farmácia, somente em janeiro foram analisadas 2.793 amostras, das quais 14,18% deram positivo para Covid-19. Já no mês de fevereiro, foram 1.957 amostras, com uma taxa de 38,7% de testes positivos, que confirmam a velocidade de transmissão da Ômicron.

Os 15 mil exames realizados pelo laboratório foram processados num período de 11 meses. Houve uma interrupção nas análises de janeiro a setembro de 2021, período que transcorreu entre o encerramento do primeiro convênio e a renovação do acordo de cooperação entre as partes envolvidas, cujo coordenador na Univasf é o professor do Colegiado de Medicina Anderson Armstrong.

Fechado para comentários

Veja também

Dormentes (PE) recebe visita de equipe da Fiocruz para intensificar combate às doenças epidemiológicas  

Após um trabalho de articulação junto à Fiocruz Pernambuco, a prefeita Josimara Cavalcanti…