Laboratório da Univasf em Petrolina é pioneiro no diagnóstico molecular de Covid -19 no interior de Pernambuco

0

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será a primeira instituição no interior do estado de Pernambuco a realizar o exame diagnóstico de Covid-19 utilizando a técnica RT-PCR, considerada a mais eficaz para detecção da doença ainda no início dos sintomas. As análises serão realizadas pelo Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Univasf, que firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen). Na última quinta-feira (20), o laboratório da Univasf recebeu a certificação do Lacen para entrar em funcionamento. As análises terão início na próxima segunda-feira (31).

O Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19, inicialmente, irá processar 30 exames por dia, com capacidade para analisar até 500 exames por semana. A unidade será a responsável pela análise de amostras de pacientes dos sete municípios que integram a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Estes exames, que eram enviados para processamento no Lacen, no Recife, passarão a ser analisados em Petrolina.

Desta forma, o tempo de espera pelo resultado diminuirá de uma média de 10 a 15 dias para até 72 horas, segundo o coordenador do laboratório, Rodrigo Feliciano do Carmo, professor do Colegiado de Farmácia da Univasf. A atuação do laboratório da Univasf também contribuirá para reduzir a quantidade de exames processados pelo Lacen, que continuará analisando exames de pacientes de outras regiões do estado.

Localizado no Campus Sede, ao lado da Policlínica do Hospital Universitário (HU-Univasf), o novo laboratório da Univasf recebeu investimentos do Ministério da Educação (MEC), por meio de uma linha de financiamento destinada a pesquisas sobre a Covid-19. O professor Rodrigo do Carmo ressalta que a unidade também contou com apoio dos governos Estadual de Pernambuco e municipal de Petrolina. O diagnóstico molecular de Covid-19 exige equipamentos de ponta e muitos insumos, alguns deles importados. Entre os equipamentos do laboratório da Univasf destaca-se um extrator automático, uma espécie de robô, que deverá chegar nos próximos dias e dará maior celeridade às análises das amostras.

Também é necessário contar com profissionais qualificados. A equipe que fará as análises dos exames é composta por cinco discentes da Univasf, dos quais três mestrandos e dois pós-doutorandos dos programas de Pós-Graduação em Biociências, Ciências Veterinárias no Semiárido, Agronomia/Produção Vegetal e Ciência Animal, que atuam de forma voluntária, sob a coordenação técnica do professor Rodrigo do Carmo e o apoio dos professores Anderson Armstrong, Mateus Matiuzzi, Gisele Veneroni Gouveia e João José de Simoni Gouveia. Os profissionais passaram por um treinamento e seguem os protocolos estabelecidos internacionalmente para o diagnóstico.

O exame RT-PCR, sigla que vem do termo em inglês Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction, é chamado de “padrão ouro” no diagnóstico de Covid-19. A análise das amostras é feita a partir da multiplicação de material genético do vírus, disponível na secreção coletada por meio de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). “É a única técnica que permite identificar a presença do vírus Sars-Cov-2 no organismo desde o início da doença, a partir do terceiro dia dos sintomas”, explica o professor.

Para ele, a implantação do Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 na Univasf ressalta a importância da Instituição para a região onde está inserida. “Esse trabalho reforça ainda mais o papel fundamental que as universidades têm desempenhado durante essa pandemia”, afirma Rodrigo do Carmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Reflexão do dia

Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus …