Laboratório da Univasf em Petrolina é pioneiro no diagnóstico molecular de Covid -19 no interior de Pernambuco

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será a primeira instituição no interior do estado de Pernambuco a realizar o exame diagnóstico de Covid-19 utilizando a técnica RT-PCR, considerada a mais eficaz para detecção da doença ainda no início dos sintomas. As análises serão realizadas pelo Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Univasf, que firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen). Na última quinta-feira (20), o laboratório da Univasf recebeu a certificação do Lacen para entrar em funcionamento. As análises terão início na próxima segunda-feira (31).

O Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19, inicialmente, irá processar 30 exames por dia, com capacidade para analisar até 500 exames por semana. A unidade será a responsável pela análise de amostras de pacientes dos sete municípios que integram a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Estes exames, que eram enviados para processamento no Lacen, no Recife, passarão a ser analisados em Petrolina.

Desta forma, o tempo de espera pelo resultado diminuirá de uma média de 10 a 15 dias para até 72 horas, segundo o coordenador do laboratório, Rodrigo Feliciano do Carmo, professor do Colegiado de Farmácia da Univasf. A atuação do laboratório da Univasf também contribuirá para reduzir a quantidade de exames processados pelo Lacen, que continuará analisando exames de pacientes de outras regiões do estado.

Localizado no Campus Sede, ao lado da Policlínica do Hospital Universitário (HU-Univasf), o novo laboratório da Univasf recebeu investimentos do Ministério da Educação (MEC), por meio de uma linha de financiamento destinada a pesquisas sobre a Covid-19. O professor Rodrigo do Carmo ressalta que a unidade também contou com apoio dos governos Estadual de Pernambuco e municipal de Petrolina. O diagnóstico molecular de Covid-19 exige equipamentos de ponta e muitos insumos, alguns deles importados. Entre os equipamentos do laboratório da Univasf destaca-se um extrator automático, uma espécie de robô, que deverá chegar nos próximos dias e dará maior celeridade às análises das amostras.

Também é necessário contar com profissionais qualificados. A equipe que fará as análises dos exames é composta por cinco discentes da Univasf, dos quais três mestrandos e dois pós-doutorandos dos programas de Pós-Graduação em Biociências, Ciências Veterinárias no Semiárido, Agronomia/Produção Vegetal e Ciência Animal, que atuam de forma voluntária, sob a coordenação técnica do professor Rodrigo do Carmo e o apoio dos professores Anderson Armstrong, Mateus Matiuzzi, Gisele Veneroni Gouveia e João José de Simoni Gouveia. Os profissionais passaram por um treinamento e seguem os protocolos estabelecidos internacionalmente para o diagnóstico.

O exame RT-PCR, sigla que vem do termo em inglês Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction, é chamado de “padrão ouro” no diagnóstico de Covid-19. A análise das amostras é feita a partir da multiplicação de material genético do vírus, disponível na secreção coletada por meio de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). “É a única técnica que permite identificar a presença do vírus Sars-Cov-2 no organismo desde o início da doença, a partir do terceiro dia dos sintomas”, explica o professor.

Para ele, a implantação do Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 na Univasf ressalta a importância da Instituição para a região onde está inserida. “Esse trabalho reforça ainda mais o papel fundamental que as universidades têm desempenhado durante essa pandemia”, afirma Rodrigo do Carmo.

Fechado para comentários

Veja também

Santuário da Serra da Santa recebe mutirão de limpeza em Petrolina (PE) para visita de fiéis na Sexta-Feira da Paixão

O Santuário de Serra da Santa, localizado a cerca de 25 km de distância do centro urbano d…