Justiça de Pernambuco aperta prefeituras sobre medidas contra Covid-19 e Influenza; Petrolina (PE) na lista

Mais sete Promotorias de Justiça alertaram as prefeituras de Pernambuco sobre as medidas contra contágio de Covid-19 e Influenza. Os municípios que receberam a recomendação foram Serrita e Cedro, no Sertão Central; Cabrobó e Petrolina, no Sertão do São Francisco; Serra Talhada, no Pajeú; Jurema, no Agreste e Pesqueira, no Vale do Ipojuca.

Em pleno ano eleitoral, o vírus não está para brincadeira. Os prefeitos precisarão intensificar os esforços para conter o avanço da Covid-19 e Influenza no Estado. A Justiça recomendou a adoção de medidas que ampliem a rede de assistência local nos critérios definidos pela Gerência de Saúde (Geres) de cada cidade. Promover o reforço na vacinação e fiscalizar a adoção de medidas sanitárias pela população também estão entre as orientações.

Assim, é preciso que o prefeito e o secretário de Saúde de cada município retomem a execução do Plano de Contingência Municipal, com providências voltadas à atenção integral das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e Influenza, que necessitem de acolhimento em unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade, de âmbito local ou regional, reativando o funcionamento dos leitos de retaguarda, enfermarias, abrigos temporários, espaços de proteção social, hospitais de campanha e leitos de assistência crítica.

É preciso ainda que sejam mantidas em pleno funcionamento a atenção primária, as unidades de pronto atendimento, policlínicas e hospitais, procedendo, quando necessário, com o internamento dos casos de síndrome gripal, priorizando pacientes com maior condição de vulnerabilidade, bem como realizando o primeiro atendimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave, com contato subsequente com a central de leitos do Estado.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: Homem é preso em flagrante por enviar caixa de cerveja contendo maços de dinheiro ao secretário da Fazenda 

Um homem foi preso em flagrante por oferecer suborno ao secretário da Fazenda de Pernambuc…