Justiça de Pernambuco aperta prefeituras sobre medidas contra Covid-19 e Influenza; Petrolina (PE) na lista

Mais sete Promotorias de Justiça alertaram as prefeituras de Pernambuco sobre as medidas contra contágio de Covid-19 e Influenza. Os municípios que receberam a recomendação foram Serrita e Cedro, no Sertão Central; Cabrobó e Petrolina, no Sertão do São Francisco; Serra Talhada, no Pajeú; Jurema, no Agreste e Pesqueira, no Vale do Ipojuca.

Em pleno ano eleitoral, o vírus não está para brincadeira. Os prefeitos precisarão intensificar os esforços para conter o avanço da Covid-19 e Influenza no Estado. A Justiça recomendou a adoção de medidas que ampliem a rede de assistência local nos critérios definidos pela Gerência de Saúde (Geres) de cada cidade. Promover o reforço na vacinação e fiscalizar a adoção de medidas sanitárias pela população também estão entre as orientações.

Assim, é preciso que o prefeito e o secretário de Saúde de cada município retomem a execução do Plano de Contingência Municipal, com providências voltadas à atenção integral das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e Influenza, que necessitem de acolhimento em unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade, de âmbito local ou regional, reativando o funcionamento dos leitos de retaguarda, enfermarias, abrigos temporários, espaços de proteção social, hospitais de campanha e leitos de assistência crítica.

É preciso ainda que sejam mantidas em pleno funcionamento a atenção primária, as unidades de pronto atendimento, policlínicas e hospitais, procedendo, quando necessário, com o internamento dos casos de síndrome gripal, priorizando pacientes com maior condição de vulnerabilidade, bem como realizando o primeiro atendimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave, com contato subsequente com a central de leitos do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Diogo Hoffmann é o novo líder do governo Miguel Coelho na Câmara de Vereadores

O prefeito Miguel Coelho definiu o novo líder da bancada na Câmara de Vereadores. Após uma…