A agenda das Feiras de Caprinos e Ovinos realizada anualmente pela Prefeitura de Juazeiro já está fechada. A programação de 2016 terá inicio em abril, de 15 a 17, no distrito de Juremal, na sua segunda edição.
O distrito tem a economia voltada para agricultura de subsistência, a criação de animais, a comercialização de esterco para os projetos irrigados de fruticultura e a fabricação do doce de leite. Com a feira, os organizadores pretendem divulgar os produtos para a busca de novos mercados. “A Caprinovinocultura é uma atividade que muito contribui com a economia de todos os distritos, cujos produtos da cadeia possuem uma grande demanda, porém ainda apresenta uma baixa produtividade decorrente de fatores como a desorganização dos produtores, falta de adesão às práticas tecnológicas, melhoramento genético, processo de comercialização, entre outros pontos estratégicos que buscamos sanar com a promoção das feiras”, explica José Wilson Chaves (Chaveco), supervisor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) do município e coordenador das feiras.
De acordo com dados da Secretaria, em 2015, a Feira de Juremal comercializou R$ 240 mil entre a venda de animais, comidas e bebidas. A expectativa para este ano é que esse valor chegue aos R$ 250 mil. “Para chegarmos a esse número aguardamos a participação em média de 70 expositores de Juazeiro e municípios da região, e cerca de 600 animais entre caprinos e ovinos”, informou Chaveco. Entre as raças de ovinos que serão expostas para a comercialização estarão: Santa Inês, Dorper, Somalis e Rabo Largo; entre os caprinos: Anglo Nubiana, Boer, Saanen, Pardo Alpina e Toggenburg.
Além da exposição de animais, a II Feira de Caprinos e Ovinos de Juremal irá oferecer ao público uma programação diversificada entre apresentações musicais e culturais, torneio leiteiro, artesanato, e a participação das doceiras do distrito com o tradicional doce de leite e outras iguarias locais.
Programação
Sexta-Feira – 15/04/2016
16 h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;
18h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dosanimais que irão participar do torneio leiteiro;
19h – Abertura Oficial da Feira;
20h – Apresentação cultural (Colégio Raimundo da Cunha Leite)
21h – Coquetel;
Sábado – 16/04/2016
08h – Abertura do parque para a chegada dos animais;
08h15 – Abertura do parque ao público para visitação;
08h30 – 1ª Ordenha do torneio leiteiro;
10h – Palestra sobre Programa Bioma Caatinga;
15h- Lançamento da 2ª edição do Livro Esquina do Badu – Autor José Guilherme da Cunha;
17h – Atração musical;
17h30 – 2ª Ordenha do torneio leiteiro;
20h – Apresentação cultural (Bumba meu bode) Cidinho
Domingo – 17/04/2016
08h30 – 3ª Ordenha do torneio leiteiro;
09h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em condição sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;
10h – Premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;
12 – Encerramento.