Juazeiro receberá investimento superior a meio bilhão em energias renováveis

jua

Juazeiro terá quatro parques de energia solar e um de energia eólica (esta produzida a partir do vento). O leilão promovido pelo governo federal para contratar a energia de reserva ocorreu no último dia 13 em São Paulo. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), organizadora do leilão, as cinco usinas de Juazeiro entram em operação em novembro de 2018. O contrato tem vigência de 20 anos.

“O investimento financeiro para nosso município ultrapassa a cifra de meio bilhão de reais (R$ 584 milhões precisamente). São dois consórcios: o parque eólico Pedra do Reino IV, no Vale do Salitre, arrematado pela multinacional espanhola Gestamp; e as quatro usinas solares (Juazeiro I, II, III e IV), pela norte-americana SunEdison”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva.

Juntos, os cinco empreendimentos de energias renováveis no solo juazeirense terão uma potência de 140 megawatts (MW). Essa produção é suficiente para atender basicamente a população de Juazeiro e Petrolina, juntas. “Em todo lugar, o desenvolvimento econômico caminha lado a lado com o setor energético. A energia renovável produzida aqui será comercializada e trará bons dividendos para nossa economia com geração de empregos e aumento na arrecadação de impostos”, festejou Neiva.

Ao todo foram 53 projetos leiloados (24 deles na Bahia) localizados em nove estados e cujo volume de investimentos é da ordem de R$ 6,8 bilhões. A venda dessa energia limpa será destinada a aumentar a segurança no fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco e Bahia seguem com Operação Vale do São Francisco até domingo (19)

Mais de 400 agentes de segurança atuam em bairros que fazem divisa entre os estados de Per…