Juazeiro: Esculturas de Lêdo Ivo devem ser retiradas da cidade em no máximo 48 horas; Prefeitura notificou o artista

0

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro (BA) expediu notificação para que o artista Ledo Ivo proceda, em no máximo 48 horas, a retirada das esculturas que foram expostas em vários locais da cidade.

A secretaria esclarece que não houve solicitação de autorização para que as esculturas usassem o solo e que existem regras e prazos a serem obedecidos para esta finalidade. A SEMAURB esclarece que o valor artístico das obras não está acima das leis de ordenamento urbano.

Em nota, Lêdo Ivo esclareceu o seguinte:

A arte provoca, faz pensar, questionar, diante de tudo isso, fico muito feliz com a participação popular nesse debate interessante sobre essas peças que surgiram em nossa cidade, foi com esse desejo que fiz essa nova “intervenção urbana” em Juazeiro-BA para celebrar a democracia, com elementos de nossa cultura, origem, convivência, como: o cavalo um símbolo de força e lealdade, o gibão como indumentária essencial na caatinga, o vaqueiro sendo ele corajoso e eficaz nas suas buscas, a jumenta pela utilidade no nordeste até os dias atuais e por que não o ovo? Sendo ele, o pai da origem de muitas vidas, a base que faz gerar um ser, que alimenta e ainda é, mais um meio de sobrevivência, toda forma de vida começa pelo ovo.

Os monumentos, as esculturas, ajudam a valorizar e a recriar os espaços urbanos, podem também exercer a função de oferecer aos cidadãos, o prazer de contemplar as belezas existentes e construir suas identidades com símbolos de uma época, reforçando a história do povo e do lugar.

Aproveitando esse tema de nossa realidade caatingueira, sertaneja, nordestina, é que foi criado o “Projeto Amor em Canto” que visa, realizar uma exposição de esculturas em locais públicos de grande visibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Vereadora Rosarinha rebate declarações do presidente da Câmara Municipal de Dormentes (PE); confira nota na íntegra

Resposta à entrevista do vereador Ernândio concedida ao Blog de Edenevaldo Alves Em respos…