Juazeiro (BA) receberá sistema de reconhecimento facial de foragidos e veículos com restrições

O governo do Estado da Bahia vai expandir o sistema de reconhecimento facial e de placas de veículos em mais 77 cidades baianas. Juazeiro (BA) está na lista. Atualmente, o sistema de videomonitoramento ajuda a polícia de algumas cidades a localizar procurados. Desde 2018, a tecnologia facilitou na prisão de 211 foragidos da Justiça.

O anúncio da expansão foi feito pelo governador Rui Costa (PT), em solenidade no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Além das 4.095 câmeras, 3.917 aparelhos de rádio comunicação de voz, vídeo e dados serão instalados nas viaturas policais. O equipamento, que se assemelha a um celular, dá a oportunidade do PM acompanhar em tempo real as imagens das câmeras de segurança instaladas nas vias públicas.

Quando um foragido é reconhecido pelo sistema, um alarme é emitido para o aparelho daquele PM que está mais próximo da ocorrência — o mesmo funciona quando um veículo com irregularidade é identificado. O dispositivo também permite gravar imagens das abordagens.

O investimento é de aproximadamente R$ 665 milhões. A expectativa é que neste ano os sistemas sejam implantados em 37 cidades. Em 2022, outros 39 municípios passam a contar com as tecnologias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Curaçá (BA): Polícia erradicou em 2021 mais de 240 toneladas de maconha em ilhas do Rio São Francisco

A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar, subordinada ao Comando de Policiamento da…