Juazeiro (BA): Prefeitura interdita temporariamente funcionamento de mineradora no distrito de Itamotinga

As equipes de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), em conjunto com a Guarda Civil Municipal, interditaram temporariamente, na última quinta-feira (17), uma mineradora instalada no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro.

O motivo da interdição temporária foi o descumprimento de condicionante ambiental, conforme o art. 102, parágrafo 1º, inciso I, da Resolução nº 37, de 4 de junho de 2020, pela não apresentação da Guia de Utilização de Mineração, documento expedido pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Sem a Guia de Utilização de Mineração não é possível fazer a extração de minérios dentro da lei.

De acordo com a Semaurb, a mineradora está em dia com outros documentos referentes à atividade de mineração, tais como: documentação da empresa, documentação do superficiário, comprovantes de endereços e autorização do superficiário, Termo de Responsabilidade Ambiental, Plano de Emergência Ambiental, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Protocolo de Intervenção em Área Protegida (expedido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA), memorial descritivo, plantas e fotografias, Alvará de Pesquisa, Cadastro Técnico Federal (expedido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IBAMA) e Cadastro Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras no INEMA; Alvará de Funcionamento Municipal; Certidão Negativa de Débitos municipal; Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Imposto Territorial Rural (ITR); e Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR).

O Gerente de Monitoramento Ambiental da Semaurb, Cleberson Carlos Xavier de Albuquerque, esclarece que após a apresentação da Guia de Utilização de Mineração, a empresa estará regular para executar suas atividades

“A comunidade instigou a Prefeitura e nossa equipe foi até a localidade, conversamos com os responsáveis pela mineradora e procedemos à interdição temporária do empreendimento. A empresa só poderá voltar a operar após conseguir a regularização junto à ANM”, esclareceu Cleberson Carlos.

 

Fechado para comentários

Veja também

Prefeito Simão Durando acompanha mais de mil alunos de escolas públicas em torneio internacional de beach tennis em Petrolina (PE)

Além de projetar Petrolina no cenário internacional dos esportes, a parceria da prefeitura…