Juazeiro (BA): População LGBTQIAP+ recebe atendimento da Unidade Móvel Odontológica

A Prefeitura de Juazeiro disponibilizou, na terça-feira (17), Dia Internacional de Combate à Homofobia, atendimento odontológico gratuito para a população LGBTQIAP+. A ação, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), integra a programação do ‘Maio da Diversidade’, mês de ativismo contra a homofobia.

De acordo com a diretora de Diversidade da Sedes, Eva Suene, o atendimento já faz parte da rotina dos serviços disponibilizados para essa população. “Nós percebemos no dia a dia, que essa população tem grande resistência em buscar o atendimento dos serviços de saúde pelo preconceito que costuma sofrer, mas aqui no serviço, lutamos contra esse preconceito diariamente, capacitando os profissionais e possibilitando o acesso da população LGBT ao atendimento odontológico, à hormonização assistida, ao acompanhamento psicossocial e à assistência jurídica. Tudo com demanda espontânea, sem a necessidade do encaminhamento de outro órgão”, relatou.

Uma das pacientes do dia, Ariane Santos, aprovou a iniciativa. “Eu já sou acompanhada pelo Ambulatório Trans e agora estou tendo acesso a mais um serviço. Acho muito boa essa iniciativa da Prefeitura e de toda a equipe da Diversidade”, frisou. Ao todo, além de Ariane, 15 pacientes foram atendidos pelo serviço.

Durante as consultas, os usuários participam de uma roda de conversa educativa, avaliação bucal e restauração, entre outros procedimentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Plantio de mudas dá início a projeto para recuperação da nascente do Munduri em Jaguarari (BA)

O plantio de mil mudas de árvores nativas da Caatinga, marcou no último sábado (02), no mu…