Juazeiro (BA) inicia testagens para detecção da Covid-19 nas escolas

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou nesta terça-feira (16) na Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira de Oliveira, a testagem para detecção da Covid-19 em alunos de escolas municipais e estaduais. A ação faz parte do projeto “Partiu #Testagem das Escolas”, do governo do estado da Bahia, em parceria com o município de Juazeiro, e tem finalidade de fazer um rastreio do novo Coronavírus no município com o retorno das aulas de forma presencial.

De acordo com o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, esta ação é importante para a identificação e monitoramento de casos. “A testagem é voltada, principalmente, para os casos assintomáticos. Diante disso, poderemos compreender melhor a epidemiologia do vírus no momento, principalmente nas crianças que ainda não foram vacinadas”, destacou Fernando Costa.

O sanitarista do Núcleo Regional de Saúde Norte, Helder Silveira Coutinho, explicou que a testagem é realizada em um percentual da comunidade escolar. “Serão testados com o teste RT-PCR entre 10 a 20% do público da escola entre alunos e profissionais da educação. Os resultados saem em, no máximo, dois dias. Em casos sintomáticos será feito o Swab Rápido, que é o teste antígeno”, explicou Helder.

Ampliação da testagem para o Ensino Infantil

As Secretarias de Saúde e de Educação de Juazeiro decidiram ampliar a testagem, além do “Partiu #Testagem nas escolas”, e vão realizar as testagens nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). A testagem do “Saúde em Movimento nas Escolas” começa nesta quarta-feira (17) na EMEI Beatriz Angélica e EMEI Pastor Manuel Marques. O processo é o mesmo, dependendo da autorização dos pais para a realização dos testes nas crianças. Serão realizados testes capilares, já que este público ainda não foi vacinado.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Carvalho, acredita que a ampliação da testagem neste público de crianças é muito eficiente e dá uma garantia maior nas atividades escolares. “A testagem em larga escala vai dar uma segurança maior às equipes escolares e, sobretudo, às famílias dos nossos alunos que vão retorná-los gradualmente de forma presencial, já que estamos de forma híbrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra 450 novos casos e seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (8), s…