Juazeiro (BA) é acionado pelo MP para adequar veículo destinado ao recolhimento e transporte de animais

O Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública na quinta-feira (19) para que o município de Juazeiro (BA) substitua o atual ou adquira novo veículo destinado ao recolhimento e transporte de animais, utilizado pelo órgão de vigilância, prevenção e controle de zoonoses da cidade.

Segundo a promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias, o único carro disponível à Superintendência de Vigilância em Saúde tem mais de 20 anos de fabricação e quebra de forma recorrente, sendo impróprio para realizar “o serviço de forma adequada e satisfatória”.

A promotora solicita à Justiça que determine, em decisão liminar, ao Município a aquisição ou substituição do veículo, com adequação às normas vigentes para o transporte segregado por espécie, porte e comportamento dos animais.

Segundo a ação, o carro necessita de compartimentos fechados, acondicionamento, ventilação e de higienização apropriadas, para promover segurança ao animal, à população e aos funcionários. Além disso, o veículo deve exibir a identificação ao órgão a que pertence, com logotipo, nome e contato telefônico. A ação foi ajuizada após o Município se recusar a assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo MP para solução extrajudicial do problema, com adoção das medidas já citadas acima. (MPPE)

Fechado para comentários

Veja também

Trimestre de abril a junho são esperados mais de 187 mm de chuvas para o Sertão de Pernambuco

Segundo o gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Agência Pernambucana de Águas e…