Juazeiro (BA): Conselho homologa agricultores familiares no programa Garantia Safra 2020/2021

Através de convocação extraordinária foi realizada nesta quinta-feira (19), reunião on-line do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, que teve como pauta a homologação dos agricultores inscritos no Programa Garantia Safra.

Durante a reunião, o Conselho aprovou a homologação dos 3.026 agricultores que aderiram ao programa referente à safra 2020/2021.

Para aderir ao programa os agricultores devem: cultivar em áreas não irrigadas entre 0,6 e 10 hectares de milho, feijão, mandioca, algodão e arroz; possuir a DAP do grupo B, e renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio, excluindo a aposentadoria rural. Após a homologação dos inscritos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Prefeitura de Juazeiro, fará a vistoria das propriedades dos agricultores para comprovar se houve o plantio.

O programa tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso de chuva.

Segundo a secretária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e presidente do CMDRS, Elayne Borges, terão direito ao benefício os agricultores familiares que aderiram ao programa e sofrerem a perda da safra. “O beneficio será de R$850,00, pagos em cinco parcelas mensais, por família. A ação procura incentivar a produção agrícola na região, privilegiando os agricultores familiares, população vulnerável ao fenômeno da seca”, explicou.

Fechado para comentários

Veja também

Papa Francisco nomeia Dom Antônio Carlos Cruz Santos como novo bispo da Diocese de Petrolina (PE)

O Papa Francisco aceitou a nomeação do bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz …