Juazeiro (BA): Colaboradores do SAAE recebem assistência para questões sociais e de saúde

Em Juazeiro (BA), o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE), através do seu Departamento de Assistência Social, tem desenvolvido um trabalho de apoio e acompanhamento a colaboradores que reconhecem que precisam de ajuda para vencer o alcoolismo, entre outros vícios, e até a depressão.

A assistente social Gilvana Oliveira, que lidera o departamento, explica que os colaboradores que são identificados nessa situação, têm recebido acompanhamento em parceria com a Secretaria de Saúde do município, através do CAPS AD. “O colaborador e sua família são acompanhados através desta rede de apoio, recebendo a atenção necessária, a exemplo de medicamentos, sessões terapêuticas com psicólogos e psicoterapeutas, e são reconduzidos ao convívio diariamente, sabendo que podem vencer e não estão sozinhos”, explica Gilvana.

Funcionários são assistidos em diversos aspectos, como informa a assistente social. “O vício é uma doença, por isso requer tratamento humanizado e adequado. Nós temos ido com eles, muitos têm vencido, continuam trabalhando e já ajudando outros colegas. É muito gratificante”, ressalta Gilvana Oliveira.

Exemplo

O colaborador Erivauto Dias Pacheco é um grande exemplo da eficácia dessas ações. Feliz com o resultado que tem resgatado sua autoestima, família e força para produzir dentro e fora do trabalho, tem tido dias bem melhores, após a ajuda para vencer o alcoolismo. Ele trabalha no SAAE desde 2013 e autorizou a divulgação das fotos e sua experiência, para estimular outras pessoas que enfrentam problemas semelhantes a não desistirem.

“Por pressões psicológicas, eu não tinha força para vencer o alcoolismo. Minha situação agravou, quase perdi o emprego e a família. Sou servente de pedreiro, concursado, fui bem acolhido pela equipe da atual gestão e com o acompanhamento dessa equipe, dando suporte, indo comigo, contribuiu para que há mais de 3 meses, eu não fizesse abuso excessivo de álcool, não faltasse mais ao trabalho e estivesse vivendo em paz, após tanto sofrimento”, disse Erivauto.

De acordo com a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, é preciso unir forças para dar continuidade às ações que promovem a dignidade dos trabalhadores. “Sabemos que todos podem ter problemas diversos, inclusive de saúde especificamente, por isso estamos aqui para acolher da melhor forma e buscar ajudar e cuidar das pessoas, nas diversas áreas. O setor é voltado para isso. Casos como este, têm recebido a mesma atenção e dedicação. Quando acolhemos, estamos mudando significativamente a vida dessas pessoas e isso reflete na sua vida pessoal, no convívio familiar e no trabalho”, enfatiza Josilene.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Equipe do Corpo de Bombeiros vai a Pilão Arcado (BA) para controlar focos de incêndio na região

Uma Guarnição de Incêndio Florestal do 9º GBM, em Juazeiro (BA), se deslocou para a cidade…