Jovens do projeto Esperança encenam simbolicamente última ceia e crucificação de Cristo  em Salgueiro (PE)

Um dos projetos socioeduvativos de maior destaque no Sertão Central, é o Projeto Esperança 3 (ao todo são cinco núcleos), localizado no bairro Divino Espírito Santo, na periferia do município de Salgueiro. Dentro das comemorações católicas da Semana Santa, esta semana as crianças e adolescentes beneficiados com as ações dos projetos encenaram  de forma simbólica e teatral  o momento da última ceia  e a crucificação de Jesus Cristo.

“Todos os anos comemoramos datas importantes para que possamos despertar a aprendizagem das raízes culturais e da religiosidade respeitando a crença de cada um”, aponta a coordenadora do projeto,  Maria Inês Soares.

Segundo ela, o Projeto Esperança 1,2,3 e 4, funciona nas igrejas dos bairros, onde cada um desenvolve seu trabalho do forma coletiva e expansiva, entretanto, todos voltados para os ensinamentos da palavra bíblica. Entre as atividades básicas da semana estão  o incentivo aos estudos escolares, à leitura e a arte em geral, com apoio de voluntários.

“Esses  voluntários procuram ainda acompanhar a rotinas das famílias desses jovens, indo às escolas para saber o comportamento e o desempenho  de cada criança e adolescente, para contribuir no aprendizado e juntar-se aos pais no sentido de minimizar as barreiras que enfrentam dentro e fora da escola, bem como as necessidades de remédios e alimentos”, acrescenta Inês.

Além do apoio do financeiro direto da coordenadora para manutenção dos serviços, ela também faz a ponte com alguns empresários da comunidade. Os projetos tem recebidos também apoio da ONG italiana “Insieme si Può”. Alguns jovens que passaram pela primeira fase do projeto, já conseguiram se estabelecer no mercado do trabalho.

Emanuel Andrade

Fechado para comentários

Veja também

Eleições 2024: PDT oficializa apoio a Simão Durando em Petrolina-PE

Uma reunião na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Recife, oficializou o apo…