Josimara Cavalcanti recebe presidente do TRE-PE para Audiência Pública sobre cadastramento biométrico em Dormentes

0

Dormentes conta atualmente com cerca de 15.500 eleitores, segundo a Base de Dados do Estado (BDE-PE), e para proporcionar mais segurança nas próximas eleições o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou no mês de março o recadastramento biométrico. Um tema que ainda causa muita curiosidade ao eleitor dormentense, por isso a prefeitura em parceria com o TRE realizou uma audiência pública na cidade.

Durante o evento, realizado na Câmara de Vereadores, a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti recepcionou o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, o vice-presidente e corregedor, desembargador Itamar Pereira da Silva Júnior, além do coordenador da biometria, Eduardo Lucas, e o assessor-chefe da Corregedoria, Orson Lemos. Autoridades políticas da cidade e a população também estiveram presentes.

Na audiência, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, explicou sobre o processo do recadastramento em Dormentes. “Temos até dezembro para cadastrar todos os eleitores aqui da cidade. O comparecimento é importante por três motivos: para que todos já votem em 2020 com a biometria; para ficar na base de dados para a criação do documento único e também para evitar fila mais pra frente. Quanto antes o eleitor comparecer, mais ele evita transtornos e o cancelamento do título”, salientou o presidentes do TRE-PE.

Em sua fala, Josimara destacou a importância da audiência e também da biometria para todo sistema eleitoral. “Tenho certeza que o cadastramento biométrico dá maior credibilidade e segurança ao processo de votação eletrônica e identificação do eleitor. Estamos muito felizes de fazer parte desse processo e de receber os representantes do TRE aqui em nossa cidade. Vamos trabalhar juntos para que todos os nossos eleitores estejam cadastrados até o fim do ano”, concluiu.

BIOMETRIA EM DORMENTES

Os eleitores dormentenses, têm até o dia 13 de dezembro de 2019 para fazer o recadastramento por meio da coleta de foto e impressões digitais. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Ponto de Cadastramento, localizado na rua Bertolino Coelho de Macedo, SN, Centro.

Quem perder o prazo, terá o título cancelado, ficando sujeitos a restrições, dentre elas:

– Obter passaporte;
– Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;
– Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, dentre outros estabelecimentos governamentais;
– Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
– Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
– Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
– Obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução TSE n.º 21.823/2004;
– Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polêmica: ‘Pulmões do mundo são os oceanos, não a Amazônia’, diz Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, rebateu, nesta quinta-feira (22), os come…