Janeiro Roxo: mutirão de combate à hanseníase será realizado na Policlínica da Univasf

Após o Dezembro Laranja, que visa o combate ao câncer de pele, é hora de direcionar atenção ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase. “Precisamos falar sobre hanseníase” é o tema da campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2022, que receberá apoio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh).

No dia 29 de janeiro, das 8h às 12h, será realizado um mutirão com a participação de dermatologistas e estudantes de Medicina, na Policlínica da Univasf (Campus Petrolina). Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada e serão voltados para pessoas que possuem os seguintes sinais e sintomas:

Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas);
Perda ou diminuição da sensibilidade à temperatura, à dor ou ao toque;
Sensação de choque;
Dormência;
Formigamento nos membros.

Ao passarem pelos exames físicos, os pacientes que forem diagnosticados com a doença receberão as orientações necessárias para o tratamento adequado na Rede de Saúde.

Transmissão e tratamento

Considerada uma doença negligenciada, a hanseníase possui formas contagiosas (multibacilares) e não contagiosas (paucibacilares), sendo transmitida pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. A maioria da população consegue se defender da bactéria naturalmente, mas, de acordo com a SBD, cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer.

O diagnóstico precoce é fundamental para que a transmissão da doença seja interrompida. O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), geralmente nas unidades de Atenção Básica. (ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco registra aumento de casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (24/04)…