Janeiro Roxo: mutirão de combate à hanseníase será realizado na Policlínica da Univasf

Após o Dezembro Laranja, que visa o combate ao câncer de pele, é hora de direcionar atenção ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase. “Precisamos falar sobre hanseníase” é o tema da campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2022, que receberá apoio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh).

No dia 29 de janeiro, das 8h às 12h, será realizado um mutirão com a participação de dermatologistas e estudantes de Medicina, na Policlínica da Univasf (Campus Petrolina). Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada e serão voltados para pessoas que possuem os seguintes sinais e sintomas:

Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas);
Perda ou diminuição da sensibilidade à temperatura, à dor ou ao toque;
Sensação de choque;
Dormência;
Formigamento nos membros.

Ao passarem pelos exames físicos, os pacientes que forem diagnosticados com a doença receberão as orientações necessárias para o tratamento adequado na Rede de Saúde.

Transmissão e tratamento

Considerada uma doença negligenciada, a hanseníase possui formas contagiosas (multibacilares) e não contagiosas (paucibacilares), sendo transmitida pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. A maioria da população consegue se defender da bactéria naturalmente, mas, de acordo com a SBD, cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer.

O diagnóstico precoce é fundamental para que a transmissão da doença seja interrompida. O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), geralmente nas unidades de Atenção Básica. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Compesa informa suspensão do fornecimento de água em diversos bairros; confira lista

A Compesa informou que o fornecimento de água dos bairros Henrique Leite, Novo Horizonte, …