Internações de crianças por Covid saltaram de 284 para 2.232 de dezembro para janeiro

Uma pesquisa da Folha de S.Paulo com dados do Ministério da Saúde aponta que o número de crianças menores de 12 anos hospitalizadas com complicações do novo coronavírus saltou de 284 em dezembro para 2.232 em janeiro.

O levantamento mostra uma escalada de 686%. Desde o início da pandemia, o Brasil ainda não havia visto tantas internações pediátricas por covid em um só mês.

Foram 70% a mais em relação a janeiro do ano passado e 11% acima de março, pico dos atendimentos no país em todas as faixas etárias.

Entre as demais idades, que concentram a maioria da população, a alta de dezembro para janeiro foi proporcionalmente menor, de 395%.

Hospitalizações de adolescentes e adultos subiram de 7.399 para 36,6 mil, puxadas especialmente pelos idosos.

Apesar do aumento expressivo, essa quantidade é bem inferior aos 95,8 mil atendimentos em janeiro do ano passado e aos 228,3 mil registrados em março, no auge da pandemia.

Praticamente uma em cada dez internações por Covid na faixa de 0 a 11 anos no Brasil ocorreu em janeiro de 2022. De acordo com especialistas, a principal explicação é a falta de cobertura vacinal nesse público.

Fechado para comentários

Veja também

Dormentes (PE) recebe visita de equipe da Fiocruz para intensificar combate às doenças epidemiológicas  

Após um trabalho de articulação junto à Fiocruz Pernambuco, a prefeita Josimara Cavalcanti…