O Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP) completou um ano administrando o Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. É a maior unidade de saúde da região, atendendo mulheres e crianças de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia credenciados ao Sistema Único de Saúde – SUS).
Nesse primeiro ano de gestão, muitas melhorias já foram implantadas, a exemplo da reestruturação do centro cirúrgico, onde são realizadas cerca de 20 cirurgias por dia, entre eletivas e emergências, com aquisição de maca cirúrgica. A aquisição de 05 berços aquecidos para a Unidade de Cuidados Intensivos – UCI, que faz atendimento a recém-nascido de alto risco. Foi feita a reestruturação de todo o sistema de refrigeração da unidade, a manutenção de enfermaria de oncologia, com 5 leitos e média de 25 atendimentos por mês; reestruturação da cozinha hospitalar e reestruturação do laboratório de análises clínicas. Ainda para melhorar a estrutura e o funcionamento do hospital, a gestão construiu um poço artesiano, dando autonomia e reduzindo custos da unidade com o abastecimento de água.
Nesse primeiro ano, o Hospital Dom Malan Ismep fez contratação temporária de profissionais para o atendimento de pacientes com doenças respiratórias, com equipe extra para Pronto Socorro Infantil (pediatra, enfermeiro, técnico em enfermagem e fisioterapeuta). Para melhorar o atendimento, foi feita a aquisição de equipamento de RAIO X digitalizado.
Na parte estrutural, foi realizada a limpeza e manutenção da subestação elétrica (não é realizada manutenção desde sua instalação há mais de 20 anos). Isso trouxe mais segurança para a implantação de novos serviços que demandam energia elétrica.
Ações Pioneiras
O Ismep realizou ações pioneiras no HDM que tem 92 anos de fundação, a exemplo de endoscopia para retirada de corpo estranho, com média de 6 atendimentos mês. Antes o paciente era transferido para Recife para o procedimento. Outra ação realizada pela primeira vez no HDM foi o exame de broncospia da unidade, única do SUS na região a oferecer o serviço.
Melhorando a qualidade do serviço de assistência à população, o Ismep implantou o serviço social 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana. Com uma ação pioneira em unidades do SUS na região, o HDM realiza aplicação de medicação para atrofia muscular espinhal, uma doença rara. Um dos setores que recebeu reforço profissional foi o ambulatório, com mais especialistas a exemplo de: endocrinopediatria, neuropediatria, psiquiatria pediátrica e dermato infantil.
Primando pela segurança de funcionários e população, o HDM Ismep contratou segurança armada para a unidade, em 4 portarias, com serviço 24 horas.
Balanço de atendimentos
Entre os meses de fevereiro a dezembro de 2023, somente na urgência, foram realizados 83.352 atendimentos. No ambulatório o número foi ainda maior: 84.309 atendimentos no mesmo período atingindo 113% da meta prevista. Foram realizadas no total 5.655 cirurgias na unidade.
O hospital Dom Malan Ismep possui um laboratório funcionando 24 horas por dia para apoio aos diagnósticos. Além dos exames de bioimagem como radiologia e ultrassonografia. Ao todo foram realizados nesse primeiro ano de gestão mais de 21.300 exames de maior complexidade como ressonância magnética, mamografias, endoscopias, tomografia computadorizada para pacientes de ambulatório e internados na unidade.
Na ala e oncologia, parceria com o Hospital Dom Tomás, o HDM Ismep realizou 1.777 atendimentos, incluindo quimioterapia, cirurgias e apoio diagnóstico.
“A gestão do Hospital Dom Malan era para nós um desafio diante da complexidade do atendimento que a unidade oferece a toda uma região. Mas com o empenho de todos os nossos funcionários, com a atenção que recebemos da Secretaria Estadual de Saúde, nós estamos cumprindo nossas metas e buscando melhorias, porque o nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade à população, “ destacou a superintendente do Ismep, Irmã Fátima Alencar.
Próximas ações
Para o ano de 2024, o Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP), planeja a reforma da área interditada há 6 anos, onde funcionará o Centro Acadêmico, e também será liberada a área do alojamento patológico com incremento de 12 leitos. Serão abertos mais 10 leitos pediátricos para melhor atender às necessidades da região.