Instituições sociais e escolas públicas de Juazeiro (BA) recebem doação de livros de dança

A coleção de mini livros dançantes ‘Coreografias de Bolso’ do Coletivo Trippé estará disponível para acesso em bibliotecas públicas e comunitárias de Juazeiro-BA. Foram doados 420 exemplares, que também chegam nas escolas municipais e estaduais, além de instituições sociais do município. A distribuição foi realizada na quinta-feira (29) pela Pipa Produções.

Folheando as páginas dos minilivros é possível assistir trechos coreográficos dos espetáculos criados pelo Coletivo Trippé e seus 10 anos de história, é um formato de  “flipbook”, livrinhos que ao paginar revela um filme analógico. A caixa da coleção também conta com elementos utilizados em cena, como tecidos de figurinos, material de máscaras e cenários, assim o público se aproxima das obras.

Um dos contemplados foi o Instituto Dona Raimunda, que atende 100 crianças no bairro Palmares e vizinhança. A gerente da instituição social Euzirene Oliveira afirmou que o material será utilizado como instrumento de arte-educação. “A gente acha muito importante receber esse material cultural, até porque pode ser utilizado com as atividades pedagógicas das crianças, é um suporte para as atividades que desenvolvemos. Esses livros com certeza vão ajudar muito”, afirmou após receber dois kits da coleção.

A diretora da Fundação Lar Feliz , Ressu Barbosa, celebrou a iniciativa. A instituição atende 526 crianças em Juazeiro. “A gente agradece a doação desses livros que contribuem para a aprendizagem dos nossos alunos, despertando a curiosidade deles. Essa nossa biblioteca tem ajudado muitas crianças na questão da leitura e da interpretação, certamente esse projeto vai enriquecer ainda mais o conhecimento de cada uma delas”, afirmou ao receber seis kits da coleção.

A Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho e a biblioteca comunitária do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) receberam cada uma dois kits que ficam disponíveis para acesso da população. A rede municipal e a estadual receberam cada uma 22 kits, além das entregas de dois kits no IFBahia e na Uneb.

Para acompanhar as atividades do Coletivo Trippé, o público pode acessar seus perfis no Instagram (@trippecoletivo) e no Facebook (@coletivotrippe). O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fechado para comentários

Veja também

Santuário da Serra da Santa recebe mutirão de limpeza em Petrolina (PE) para visita de fiéis na Sexta-Feira da Paixão

O Santuário de Serra da Santa, localizado a cerca de 25 km de distância do centro urbano d…