Instância de Governança região Águas e Vinhos do Vale do São Francisco se reúne em Lagoa Grande

Na última quarta-feira (03) na cidade de Lagoa Grande no sertão do São Francisco aconteceu a 2ª reunião da Instância de Governança da Região Água e Vinhos Vale do São Francisco que é composta pelos municípios de Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó, que tem como objetivo o fortalecimento da região turística integrando um roteiro integrado para que o turista permaneça mais tempo na região gerando um aquecimento na economia regional.

A instância de Governança tem como interlocutor regional o ator, turismólogo e consultor de projetos na área de Turismo Edvaldo Franciolli que na reunião mostrou que um dos fócos para o crescimento regional no turismo será o fortalecimento do turismo rural, o pedagógico com a inclusão do turismo nas escolas o turismo de negócios, religioso e o já consolidado o enoturismo. Declarou o turismólogo: “ A criação da Instância de Governança se fez necessário por uma exigência do Ministério do Turismo que orienta a integração de roteiros para o crescimento do turismo regional”.

Durante a reunião os interlocutores regionais : Edivaldo Barbosa de Lagoa Grande, Silvia Graciliano de Santa Maria da Boa Vista, Lenízio de Dormentes, Renan de Cabrobó, ênio Alelaf de Petrolina e Maria Anástácia de Orocó apresentaram todos os problemas e resoluções, projetos e propostas para que cada um dos município tenham um planejamento do turismo sustentável. A reunião também contou com a participação da sociedade civil organizada que tem dado sua contribuição através dos conselho municipais para um bom desempenho do turismo como “Cluster” econômico gerando emprego e renda.

O Prefeito Vilmar Cappellaro e o Vice-Prefeito Ítalo Ferreira apoiou a iniciativa do Departamento de Cultura,Turismo e Esporte, e reforçou a alianças entre os municípios tendo em vista o fortalecimento da rota turística do vale do São Francisco.

Declarou o diretor de Turismo de Petrolina Ênio Alelaf: “Como resultado deste encontro, vamos criar uma roteirização, a partir de um planejamento integrado, em um mesmo itinerário. Estes atrativos, equipamentos e serviços turísticos de uma ou mais região, devem ser agregados e consolidados em um só produto turístico, para serem comercializados no mercado nacional e até internacional”.

Na oportunidade o Interlocutor Regional da Instância Edvaldo Franciolli apresentou as mais variadas formas de ser instância e por unanimidade ficou decidido que esta Instância será uma Associação do Turismo da Região Águas e Vinhos do Vale do São Francisco” uma entidade jurídica sem fins lucrativos mas que poderá firmar convênios e parcerias tanto ,com o poder público quanto

privado. Franciolli mostrou ainda uma novo programa que será implantado através da Instância de Governança que será o Programa: O SERTÃO CONHECE O SERTÃO que será realizado em todo o sertão do São Francisco envolvendo inclusive outras instâncias de Governança a exemplo da Região Lagos e Ilhas do São Francisco.

O próximo encontro deverá ocorrer entre o dia 17 e ou 18 de maio, em Dormentes, durante a festa de maior destaque do município, a Caprishow com a presença do Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco Rodrigo Novaes e equipe da EMPETUR. (Ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Missa em ação de graças marca início da safra 2024 da Agrovale

A Agrovale, maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, deu iníc…